Diagnóstico sobre a Formação dos Professores de Química da Região Noroeste do Paraná
Palavras-chave:
Formação de professores, formação inicial em química, formação continuada em química.Resumo
Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná. A formação inicial e continuada para a educação básica constitui um processo dinâmico e complexo, assim, é importante que tenhamos uma formação docente preocupada com as articulações entre a teoria e a prática, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários, portanto, foram encaminhados 48 questionários aos professores de química, obtendo informações sobre a sua formação. Por fim, este estudo abre possibilidades para a continuidade de pesquisas que poderão contribuir com a formação docente em química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-05
Como Citar
Santos, D. M., & Nagashima, L. A. (2019). Diagnóstico sobre a Formação dos Professores de Química da Região Noroeste do Paraná. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 73–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1806
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.