A concepção de professores de Química do sudeste Goiano sobre a educação ambiental
Palavras-chave:
Educação Ambiental, ensino de química, prática docenteResumo
Pesando em uma formação cidadã aos alunos, se faz necessário discutir a Educação Ambiental com estes, sendo que a concepção da mesma dos professores influencia com estes temas. Dessa forma investigar quais as concepções de professores de Química do Sudeste Goiano sobre Educação Ambiental, Tal investigação se configurou dentro de uma pesquisa de caráter quantitativo/qualitativo e utilizou como instrumento de coleta de dados questionários que foram respondidos pelos professores de Química vinculados a esta Subsecretaria. Para o tratamento dos dados obtidos através dos questionários foi utilizada a Análise Textual Discursiva que deu origem a quatro categorias: Correntes e concepções de Educação Ambiental dos professores; A Importância da dimensão ambiental no Ensino de Química e a prática pedagógica; Possibilidades e dificuldades para se trabalhar com a dimensão ambiental e Trajetória da Formação dos professores na dimensão ambiental. Os questionários revelaram que os professores reconhecem a importância da questão ambiental; porém, percebeu-se que estes sentem dificuldade de incorporar a temática ambiental em suas aulas e romper com as práticas tradicionais e conservadoras presentes no cotidiano escolar. Portanto, se faz necessário a discussão da temática em cursos de formação inicial e continuada de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Oliveira, K. M., Adams, F. W., & Tavares Nunes, S. M. (2021). A concepção de professores de Química do sudeste Goiano sobre a educação ambiental. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 230–253. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2811
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Kátia Martins Oliveira, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.