Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895

Palavras-chave:

CTS, Cinética Química, Qualidade do Ar, PIBID

Resumo

A abordagem de Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) permite a interação do conhecimento científico com o mundo, propiciando a alfabetização científica, o senso crítico e reflexivo do estudante. O presente artigo aborda a proposição, a implementação e a avaliação de uma Sequência Didática na abordagem de Educação CTS com a temática químico-social “Catalisadores e o ar que respiramos”. A partir da intervenção pedagógica realizada, fez-se uma avaliação e uma reflexão acerca da influência dessas aulas e das inovações propostas no processo de ensino e aprendizagem de química. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa, tendo-se como instrumentos de coleta de dados o Diário de Campo e os questionários prévio e posterior respondidos pelos estudantes participantes da atividade. A Sequência Didática foi elaborada por bolsistas de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de um curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano. As aulas foram desenvolvidas com 15 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral da cidade. Reconhece-se que a temática tem potencial articulador do conteúdo científico com as discussões CTS ao serem incluídas nas discussões elementos sociais, econômicos e ambientais por meio de reflexões sobre consumismo, padrões de consumo, interesses econômicos, saúde, impactos ambientais, dentre outros. Essa abordagem de ensino pode indicar caminhos para se pensar em práticas educacionais voltadas para a formação cidadã na sociedade atual ao discutir problemas da sociedade local e estimular os estudantes a proporem soluções a partir dos conhecimentos científico sociais, de modo a se tornarem sujeitos ativos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia

Professora da prefeitura Municipal de Catalão no Ensino Fundamental 1.Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar e no no grupo de pesquisa Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC, da Universidade Federal de Catalão. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

Referências

Adams, F. W., Alves, S. D. B. A., Santos, D. G., & Nunes, S. M. T. (2016) Contribuições De Aulas Contextualizadas para a Formação Crítico/Reflexiva de alunos da Educação Básica. REnCiMa, 7(3), 01-17. Recuperado em 28 de novembro de 2022, de http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1040/823.

Adams, F. W., Alves, S. D. B. A. & Nunes, S. M. T. (2018) Gincana da cinética química: superando desafios no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, 2(1), 105-122.

Adams, F. W. & Nunes, S. M. T. (2018) O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2) 90-105. Recuperado em 28 de novembro de 2022, de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1482/1531.

Adams, F. W. & Nunes, S. M. T. (2020a) Feira De Ciências: Formando Para A Cidadania. Revista Extensão & Cidadania, 8(13), 85-104.

Adams, F. W. & Nunes, S. M. T. (2020b) O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, 14(1), 1-19. Recuperado em 28 de novembro de 2022, de http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2887/922.

Aikenhead, G. S. (2013) STS education: A Rose by any other name. In: CROSS, R. (Ed): A vision for science education: responding to the work of Peter J. Fensham, 59-75. New York: Routledge Falmer.

Aikenhead, G. S. (2005) Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, 16(2), 114–124.

Aikenhead, G. S. (1994) What is STS science teaching? In: Solomon, J., & Aikenhead, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press.

Amaral, A. M., Mendes, A. N. F., & Porto, P. S. S. (2018) Jogo Roletrando como Metodologia Alternativa no Ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências, 13(1), 225-240.

Alves, K. M. S., Alves, A. E. L., & Silva, F. M. (2009) Poluição do ar e saúde nos principais centros comerciais da cidade de Natal/ RN, Holos, 24(4), 81-95.

Anastasiou, L. G. C., & Alves, L. P. (2007). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias do trabalho em aula. 7. ed. Joinvilie, SC: Editora Univille.

Araújo, L. F. S., Dolina, J. V., Petean, E., Musquim, C. A., Bellato, R., & Lucietto, G. C. (2013) Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira Pesquisa Saúde, Vitória, Espírito Santo, 15(3), 53-61.

Auler, D. & Delizoicov, D. (2001) Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 3(1), 1-13.

Barbato, R. G., Corrêa, A. K., & Souza, M. C. B. M. (2010) Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional. Esc. Anna Nery, Rev. Enferm. 14(1),48-55.

Bocheco, O. (2011) Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.

Bulgraen, V. C. (2010) O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, 1(4), 30 – 38.

Cardoso, L. C., Mil. D. & Monteiro, M. I. (2017) A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico. Perspectiva, Florianópolis, 35(1),323-348.

Cavalcanti, E. L. D., & Soares, M. H. F. B. (2009) O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(1), 255 – 280.

Cavalcanti, M. H. S., Ribeiro, M. M., Barro, M. R. (2018) Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciênc. Educ., Bauru, 24(4), 859-874.

Chassot, A. I. (1993) Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para elaboração de material didática alternativo. Espaços da Escola, 10 (1), 47-53.

Chrispino, A. (2017) Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na educação e no ensino. Madri: Organización de Estados Iberoamericanos Para La Educación, La Ciencia y La Cultura (OEI) – Iberciencia e Consejería de Economía, Innovación, Ciencia y Empleo de La Junta de Andalucía.

Correia, M. C. (1999) A Observação Participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem, 13(2), 30-36.

Delizoicov, D., Angotti, J. A. & Pernambuco, M. M. (2002) Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

Demo. P. (2009) Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação.

Gil, A. C. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Flores, M. A. (2010) Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, 33(3), 182-188.

Godoy, A. S. (1995) Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 35(2), 57-63.

Hoffmann, J. (2014) Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre/RS: Mediação.

Hunsche, S., & Delizoicov, D. (2011) A Abordagem Temática na perspectiva da articulação Freire-CTS: um olhar para a Instauração e Disseminação da Proposta. Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, SP/Brasil.

Laville, C. & Dionne, J. (1999) A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed.

Lima, A. K. F. G. (2010) Consumo e sustentabilidade: em Busca de Novos Paradigmas numa Sociedade Pós-Industrial. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Fortaleza – CE, junho.

Marques, J. F. Z., Marques, K. C. D., Brancher, V. R. (2020) Sequência Didática Sobre Qualidade do Ar: Possibilidades Para O Ensino De Química Contextualizado. Rev Tempos Espaços Educ. 13(32), 1 - 25.

Milaré, T., Richetti, G. P. & Pinho Alves, J. (2009) Alfabetização científica no ensino de Química: uma análise dos temas da seção Química e Sociedade da Revista Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, São Paulo, 31(3) 165-171.

Nascimento, M. S., Moraes, G. P., & Machado, M. A. D. Alfabetização científica e seus desafios no ensino fundamental. Anais do Congresso Nacional de Educação, Curitiba. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2015. 22159-22167.

Oliveira, P. R. S. (2004) O ensino de química e as novas abordagens no ensino médio, Anais da 7ª semana de ensino, pesquisa e extensão (SEPEX) da UFSC. Recuperado em 21 de outubro de 2022, de http://anais.sepex.ufsc.br/anais_4/index_fixo800600.html >

Oliveira, S., Guimarães, O. M., & Lorenzetti, L. (2015) Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e a cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior. R.B.E.C.T., Ponta Grossa, v 8(4) 75-105.

Rodrigues, R. P., Faria, D. M., Adams, F. W., & Vieira, L. M. (2020) Jogo Pedagógico “Memória Química: Álcool e Aldeído” no Ensino de Química Orgânica. Educação Básica Revista, 6(1), 142 – 153.

Santos, W. L. P. & Schnetzler, R. P. (2010) Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí.

Santos, W. L. P. (2007) Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1(n. especial), 1-12.

Sasseron, L. H.; & Carvalho, A. M. P. (2011) Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. 16(1), 59-77.

Souza, M. P., & Merçon, F. (2003) A Química na Oitava Série do Ensino Fundamental. In: Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e propostas, 2(1), 59-77.

Silva, M. A. N., & Quadros, A. L (2016). Ensino por Temas: A Qualidade do Ar Auxiliando na Construção de Significados em Química. Química Nova na Escola, 38(1), 40-46, fev. Recuperado em 28 de novembro de 2022, de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_1/08-RSA-63-13.pdf

Zeichner, K. M. (1993) A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Adams, F. W., & Nunes, S. M. T. (2022). Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 139–161. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)