Educação Ambiental no Ensino de Química: Revisão de Práticas Didático-Pedagógicas sobre Pilhas e Baterias no Ensino Médio
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Química, Pilhas, BateriasResumo
Nas últimas décadas enfrentamos uma crise socioambiental ligada diretamente ao modelo de sociedade e seu desenvolvimento. Essa crise e outros temas emergentes indicam a necessidade de que haja no contexto escolar um diálogo permanente com as diversas situações reais do educando. Diante disso, a inserção da Educação Ambiental nas aulas de Química para formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade vem se tornando um tema importante para entendimento de conceitos e tendências nacionais e internacionais. O presente trabalho se propõe a analisar práticas de sala de aula na área de Química, especialmente, sobre pilhas e baterias, a fim de apontar caminhos para a inclusão da Educação Ambiental, objetivando a promoção de reflexões sobre as relações do ser humano para com o ambiente. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica de uma amostra de artigos publicados entre 2013 e 2020, que contemplassem a inclusão da Educação Ambiental nas aulas de Química no Ensino Médio, a partir do tema Pilhas e Baterias. A análise dos resultados explicitados nas pesquisas demonstra que é possível perceber a construção do conhecimento de modo mais significativo quando se relaciona situações vivenciadas pelos educandos em seu cotidiano com a disciplina escolar, bem como a prática de metodologias participativas.Downloads
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