Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química Através da Temática Extração de Óleo Essencial do Cravo-da-Índia
Palavras-chave:
Ensino de Química, Química Orgânica, Óleos Essenciais.Resumo
O objetivo desse trabalho foi a proposição de novas alternativas para discutir o conteúdo de Química Orgânica no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa que se insere numa abordagem qualitativa da pesquisa-ação, em que foi elaborado um roteiro de estudo se baseando na experiência da extração de óleos essenciais. Assim, testes laboratoriais foram realizados preliminarmente, permitindo então a aplicação de tais atividades em sala de aula. Após a realização das práticas experimentais, modelos químicos estruturais envolvidos no processo foram explorados através da atividade proposta. A Química como as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio é uma área de ensino que necessita da contextualização na discussão dos conteúdos trabalhados durante as aulas, pois o atual sistema de ensino apresenta obstáculos que precisam ser transpostos se realmente queremos construir um espaço escolar com novas metodologias que articulem teoria e prática. O presente trabalho nos traz discussões sobre os conteúdos de funções orgânicas, como a extração de óleo essencial do cravo-da-índia, durante as aulas de química das terceiras séries, com um grupo de 60 alunos que fazem parte do 3ºA (31 alunos) e 3ºB (29 alunos) do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Paranavaí- Pr. O método utilizado abordou a extração de óleos essenciais, produção de perfumes e aromaterapia. A aula decorreu de maneira agradável, atraindo os alunos e contextualizando o assunto abordado, além de auxiliar para a formação social dos mesmos.Downloads
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Copyright (c) 2020 Diego Marlon Santos, Beatriz Hass Delamuta, Neide Maria Michellan Kiouranis

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