Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química Através da Temática Extração de Óleo Essencial do Cravo-da-Índia
Palavras-chave:
Ensino de Química, Química Orgânica, Óleos Essenciais.Resumo
O objetivo desse trabalho foi a proposição de novas alternativas para discutir o conteúdo de Química Orgânica no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa que se insere numa abordagem qualitativa da pesquisa-ação, em que foi elaborado um roteiro de estudo se baseando na experiência da extração de óleos essenciais. Assim, testes laboratoriais foram realizados preliminarmente, permitindo então a aplicação de tais atividades em sala de aula. Após a realização das práticas experimentais, modelos químicos estruturais envolvidos no processo foram explorados através da atividade proposta. A Química como as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio é uma área de ensino que necessita da contextualização na discussão dos conteúdos trabalhados durante as aulas, pois o atual sistema de ensino apresenta obstáculos que precisam ser transpostos se realmente queremos construir um espaço escolar com novas metodologias que articulem teoria e prática. O presente trabalho nos traz discussões sobre os conteúdos de funções orgânicas, como a extração de óleo essencial do cravo-da-índia, durante as aulas de química das terceiras séries, com um grupo de 60 alunos que fazem parte do 3ºA (31 alunos) e 3ºB (29 alunos) do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Paranavaí- Pr. O método utilizado abordou a extração de óleos essenciais, produção de perfumes e aromaterapia. A aula decorreu de maneira agradável, atraindo os alunos e contextualizando o assunto abordado, além de auxiliar para a formação social dos mesmos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Santos, D. M., Delamuta, B. H., & Kiouranis, N. M. M. (2021). Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química Através da Temática Extração de Óleo Essencial do Cravo-da-Índia. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 70–82. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2639
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Diego Marlon Santos, Beatriz Hass Delamuta, Neide Maria Michellan Kiouranis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.