A Ciência e o Cientista Retratados por Estudantes Iniciantes em um Curso Superior de Química
Palavras-chave:
História da Química, Natureza da ciência, Ensino de Química.Resumo
Neste artigo discutimos sobre a concepção de ciência e cientista apresentada por estudantes ingressantes do curso de química de uma universidade pública paranaense, no contexto da disciplina Evolução dos Conceitos Químicos. As concepções acerca da natureza da ciência dos estudantes foram investigadas com base em aspectos da visão distorcida da ciência. Os dados foram coletados em dois momentos distintos da disciplina, por meio de um questionário inicial e da avaliação formal da disciplina, durante o período de um bimestre. Os resultados indicam que as concepções iniciais de ciência são, no geral, simplista, acumulativa e neutra. A concepção de ciência como construção humana também foi bastante recorrente, mas de uma forma pontual. No segundo momento, as concepções investigadas se mostraram bastante semelhantes às iniciais. Em geral, é possível identificar que as visões acerca da natureza da ciência são resistentes, mas em alguns casos pode-se notar mudanças nas concepções de ciência dos estudantes, possivelmente influenciadas pelas discussões históricas e epistemológicas realizadas na disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Reis, J. M. C. dos, & Kiouranis, N. M. M. (2017). A Ciência e o Cientista Retratados por Estudantes Iniciantes em um Curso Superior de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 115–123. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1286
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.