Controvérsias sociocientíficas em pesquisas desenvolvidas em Portugal: um estudo sobre as potencialidades e limites na promoção da reflexão sobre natureza da ciência
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Natureza da ciência. Controvérsias sociocientíficasResumo
A inserção de abordagens sobre a Natureza da Ciência (NdC) no Ensino de Ciências tem recebido atenção por parte de documentos oficiais, bem como de pesquisadores da área, uma vez que esta pode possibilitar que aluno compreenda a construção do conhecimento científico como um processo histórico, em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicas de uma determinada época. Todavia, a implementação de abordagens que possibilitem reflexões sobre NdC ainda é um desafio. Tendo por base tais argumentos, este estudo tem como objetivo investigar quais as potencialidades e/ou limites das Controvérsias Sociocientíficas na promoção da reflexão sobre a Natureza da Ciência. A constituição dos dados foi realizada a partir de um mapeamento das teses e dissertações desenvolvidas no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área de ensino de ciências, no período de 2009 a 2019 e subsequente envio de uma questão aos pesquisadores: “Com base na tese ou dissertação que realizou, qual ou quais são as potencialidades e/ou limites da sua investigação na promoção da reflexão sobre Natureza da Ciência?”. Portanto, o corpus desta investigação corresponde às respostas dadas pelos pesquisados a esta questão, sendo a análise realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Quanto aos resultados, no que se refere às potencialidades, esteve em primeiro plano a instrumentalização para intervenção social, bem como o desenvolvimento da comunicação oral e escrita. Em relação às limitações, foram citadas dificuldades na gestão do tempo, currículos muito extensos e lacunas relativas à formação de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Aires, J. A., & Reis, P. (2021). Controvérsias sociocientíficas em pesquisas desenvolvidas em Portugal: um estudo sobre as potencialidades e limites na promoção da reflexão sobre natureza da ciência. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 291–310. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3692
Edição
Seção
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Licença
Copyright (c) 2020 Joanez Aparecida Aires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.