A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade Enfatizada na Temática Ligações Químicas: Uma Análise em Livros de Química do Ensino Médio
Palavras-chave:
Ligações Químicas 1. CTS 2. Livro Didático 3. PNLD 2018 4.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a abordagem CTS está presente nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, no conteúdo Ligações Químicas. Para a constituição dos dados foram analisados os livros didáticos de Química selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, especificamente nos capítulos de ligações químicas, utilizando como critérios de análise os indicadores do Guia do Livro Didático de Química que fizessem menção aos pressupostos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esses pressupostos orientam que o Ensino de Química deve contribuir com a formação de sujeitos críticos, participantes na sociedade, com capacidade para perceber as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, assumindo opiniões diante de questões que exijam compromissos éticos, e, assim, sejam capazes de transformar a realidade onde vivem, sendo que estes elementos devem ser evidenciados no livro didático. Observamos que os livros didáticos analisados possuem uma tendência de ensino tradicional de ciências. Assim, considera-se que o ensino das ligações químicas é estruturado por meio de conteúdos químicos e não tendo por base os pressupostos CTS. Das seis coleções analisadas, apenas uma apresenta o conteúdo de ligações químicas abordado por meio CTS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Souza, I. L. N. de, Lorenzetti, L., & Aires, J. A. (2021). A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade Enfatizada na Temática Ligações Químicas: Uma Análise em Livros de Química do Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 30–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2788
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Isis Lidiane Norato de Souza, Leonir Lorenzetti, Joanez Aparecida Aires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.