Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química
Palavras-chave:
Natureza da Ciência. Aspectos consensuais. Ensino de QuímicaResumo
A busca pelos aspectos essenciais que definem o conhecimento científico tem sido objeto de pesquisa de filósofos, historiadores e sociólogos da Ciência. A discussão de tais aspectos no Ensino de Química tem como objetivo ensinar aos estudantes o modo como o conhecimento científico é construído, fundando-se, para tanto, nos pontos em que há consenso entre os epistemólogos da Ciência. Tendo em vista que discutir sobre a Natureza da Ciência (NdC) envolve uma escolha sobre os principais aspectos a serem considerados, o presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco aspectos consensuais que julgamos serem adequados ao Ensino de Química. Acreditamos que esses aspectos a respeito da NdC oferecem possibilidades para que uma visão menos ingênua e mais coerente com a prática científica seja transmitida aos alunos, permitindo que uma visão mais autêntica do fazer científico possa ser construída.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-05
Como Citar
Barbosa, F. T., & Aires, J. A. (2019). Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 26–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2378
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.