Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657

Palavras-chave:

Experimentação, Livro Didático, PNLD

Resumo

A maneira como o professor de ciências compreende a Natureza da Ciência reflete no seu modo de ensinar, tanto em aulas teóricas, quanto em aulas experimentais. De acordo com Gil-Pérez et al . (2001), Moura (2014), Galvão, Reis e Freire (2011) e Galiazzi e Gonçalves (2004), professores de ciências, em geral, possuem concepções empírico-indutivistas sobre a Ciência. Assim, ao proporem experimentos, estes frequentemente reforçam tais concepções em relação ao trabalho científico. Tendo em vista que o livro didático se constitui como suporte muito utilizado pelo professor em suas aulas, o objetivo neste artigo é apresentar um estudo sobre como são abordadas as atividades experimentais presentes nos livros didáticos de Química, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018. Como metodologia de pesquisa utilizou-se análise quanti-qualitativa do indicador 5.1.11 do Guia do Livro Didático de Química 2018, o qual discorre sobre a experimentação de caráter investigativo. Os resultados apontam que das seis coleções analisadas, apenas duas apresentam abordagens investigativas na maioria das atividades experimentais propostas, possibilitando ao professor planejamentos de aulas práticas que contemplem experimentos de caráter investigativo. Quatro coleções das seis analisadas apresentam visão empírico-indutivista de Ciência, em que a metodologia do experimento possui como base o método científico e a observação como foco principal na execução da prática. Experimentos com base empirista podem reforçar visões simplistas sobre o trabalho científico, além de dificultar a aprendizagem de conhecimentos químicos dos estudantes.

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Biografia do Autor

Isis Lidiane Norato Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Souza, I. L. N., & Aires, J. A. (2024). Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 344–363. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

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