O Livro Didático de Química, as LDB’s e o PNLD: Quais suas Relações?
Palavras-chave:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), PNLEM/PNLD, Livro Didático de Química, RelaçõesResumo
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação de 1971 e 1996, e a proposta do Programa Nacional do Livro Didático são importantes acontecimentos do contexto educacional brasileiro. Com base nisso, objetiva-se investigar possíveis indícios que demonstrem uma relação entre os Livros Didáticos de Química (LDQ) e os acontecimentos apontados, em um período temporal de 1980 a 2020. Esta pesquisa caracteriza-se como documental e de natureza qualitativa. Com base no período adotado, e no material elencado, agrupou-se os LDQ em seis fases, a saber: 1ª) 1980 a 1995; 2ª) 1996 a 2007; 3ª) 2008 a 2011; 4ª) 2012 a 2014; 5ª) 2015 a 2017; e 6ª) 2018 a 2020. Sendo que na primeira fase, encontram-se LDQ editados sob a vigência da LDB 5.692/71, na segunda fase encontram-se LDQ editados sob a vigência da atual LDB 9.394/96, da terceira a sexta fase, os LDQ são editados segundo o PNLEM/PNLD. Pode-se concluir que há uma relação entre estes elementos, e que pesquisas que investiguem tais fatos são de extrema importância, pois, observa-se que no atual contexto as relações que a LDB 9.394/96 e consequentemente o PNLEM/PNLD constroem com os LDQ favorecem os processos de aprendizagem dos alunos, no que tange sua formação cidadã crítica e atuante, porém, não pode-se esquecer dos desdobramentos evidenciados na primeira fase, durante a LDB 5.692/71, com uma influência de tamanha proporção como a atual, porém, com objetivos equivocados.Downloads
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