Emergência das Zonas do Perfil Conceitual de Substância no Conteúdo de Funções Orgânicas em um Livro Didático de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5574Palavras-chave:
Perfil Conceitual, Conceito de Substância, Livro Didático, Funções OrgânicasResumo
Perfis conceituais são modelos que expressam a heterogeneidade de modos de pensar e falar sobre um conceito científico considerado polissêmico. Nesse modelo, cada modo de significação do conceito é caracterizado como uma zona. O perfil conceitual de substância apresentado por Silva, por exemplo, é composto por cinco zonas: generalista, utilitarista/pragmática, substancialista, racionalista e relacional. Esta investigação tem como objetivo principal a análise da emergência de zonas do perfil conceitual de substância na abordagem das funções orgânicas em um livro didático (LD) de química. Para isso, nós: (I) mapeamos a frequência em que emergem as zonas do perfil de substância na abordagem sobre funções orgânicas em um LD; (II) analisamos quais modos de comunicação visual do texto auxiliam a emergência de cada uma dessas zonas; e (III) identificamos conceitos presentes no livro cuja compreensão estava associada a zonas do perfil de substância. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo, o que permitiu a organização dos dados em duas categorias. A categoria “funções orgânicas e a emergência das zonas racionalista e relacional” que reúne dados que evidenciam a emergência dessas zonas associadas às representações simbólicas, dados empíricos e fotografias que ilustram aplicações tecnológicas relacionadas as funções orgânicas; e a categoria “funções orgânicas e a emergência das zonas generalista, utilitarista/pragmática e substancialista” abarca unidades que buscam apresentar discussões sobre as funções orgânicas de maneira contextualizada com aspectos relacionados ao uso das funções no cotidiano ou uma abordagem histórica acerca das funções.Downloads
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