Os Recursos visuais Utilizados pelos Livros Didáticos na Abordagem das Ligações Químicas: Uma Avaliação Quanto à Sequência Didática e ao Grau de Iconicidade
Palavras-chave:
Ligação química, Livro didático, Iconicidade, Sequência didática.Resumo
A presente pesquisa realizou uma análise das fotografias, desenhos, diagramas, esquemas, gráficos e tabelas encontrados nos capítulos referentes às ligações químicas das obras indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015-2017). As categorias analisadas foram iconicidade e sequência didática, propostas por Perales e Jiménez (2002). Os resultados encontrados sugerem diferenças entre as obras e alertam para o cuidado que autores e professores devem ter ao empregarem certos tipos de imagens durante a abordagem das ligações químicas. Algumas semelhanças entre as obras foram encontradas, como grande número de imagens utilizadas para definir conceitos, além de muitos recursos do tipo fotografia, empregados para criar contextos, bem como desenhos esquemáticos, os quais necessitam a interpretação de símbolos e normas específicas da Química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Pazinato, M. S., Freitas, R. T. G. de, Braibante, M. E. F., & Miranda, A. carolina G. (2017). Os Recursos visuais Utilizados pelos Livros Didáticos na Abordagem das Ligações Químicas: Uma Avaliação Quanto à Sequência Didática e ao Grau de Iconicidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 56–65. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1279
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.