Os Recursos visuais Utilizados pelos Livros Didáticos na Abordagem das Ligações Químicas: Uma Avaliação Quanto à Sequência Didática e ao Grau de Iconicidade

Autores

  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Pampa
  • Renata Teixeira Gomes de Freitas Universidade Federal do Pampa
  • Mara E. Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana carolina Gomes Miranda Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ligação química, Livro didático, Iconicidade, Sequência didática.

Resumo

A presente pesquisa realizou uma análise das fotografias, desenhos, diagramas, esquemas, gráficos e tabelas encontrados nos capítulos referentes às ligações químicas das obras indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015-2017). As categorias analisadas foram iconicidade e sequência didática, propostas por Perales e Jiménez (2002). Os resultados encontrados sugerem diferenças entre as obras e alertam para o cuidado que autores e professores devem ter ao empregarem certos tipos de imagens durante a abordagem das ligações químicas. Algumas semelhanças entre as obras foram encontradas, como grande número de imagens utilizadas para definir conceitos, além de muitos recursos do tipo fotografia, empregados para criar contextos, bem como desenhos esquemáticos, os quais necessitam a interpretação de símbolos e normas específicas da Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara E. Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Mara E. Fortes Braibante2 Ana Carolina Gomes Miranda2 (mauriciuspazinato@gmail.com)

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Pazinato, M. S., Freitas, R. T. G. de, Braibante, M. E. F., & Miranda, A. carolina G. (2017). Os Recursos visuais Utilizados pelos Livros Didáticos na Abordagem das Ligações Químicas: Uma Avaliação Quanto à Sequência Didática e ao Grau de Iconicidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 56–65. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1279

Edição

Seção

Especial EDEQ