A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Formação de Professores, PIBIDResumo
Apresentamos um relato de experiência sobre a realização da ação de extensão “Divulgação Científica no Contexto Escolar” e examinamos suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Ciências no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades foram ministradas por seis licenciandos do Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O público da ação de extensão contemplou 24 bolsistas do Subprojeto do PIBID Interdisciplinar de Ciências da UFRGS, três professores atuantes na educação básica e três professores supervisores do PIBID. Conforme análise das produções escritas dos cursistas e registros dos diários de campo dos ministrantes, as atividades contribuíram para o estabelecimento de referencial teórico e experiências práticas de seleção e elaboração de materiais de Divulgação Científica (DC), para o desenvolvimento de estratégias didáticas envolvendo a DC no contexto escolar, e promoveram a interação entre professores atuantes e em formação, favorecendo a qualificação dos participantes.Downloads
Referências
Ames, Amália B. E., Mello, Beatris L., Passos, Camila G., Pazinato, Maurícius S., & Simon, Nathália M. (2021). Contribuições de uma atividade de extensão sobre divulgação científica no contexto escolar para a formação inicial e continuada de professores. Encontro sobre Investigação na Escola, 17(1).
Aranha, Carolina P., de Sousa, Régia C., Junior, João B. B., Rocha, Juliana R., & Silva, André F. G. (2019). O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, 21(1), 10-25.
Brasil (2002). PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação–Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Brasil (1999). Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. MEC.
Burns, Terry W., O'Connor, D. John, & Stocklmayer, Susn M. (2003). Science communication: a contemporary definition. Public understanding of science, 12(2), 183-202.
Araújo, João. P. A., & Francisco Junior, Wilmo E. (2022). Participação em Atividades de Divulgação Científica e Interrelações com a Formação Docente em Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (52).
Donghong, Cheng, & Shunke, Shi. (2008). The more, the earlier, the better: Science communication supports science education. Communicating science in social contexts (pp. 151-163). Springer: Dordrecht.
Estrada, Juan C. O. (2011). Educação e Divulgação da Ciência: Construindo pontes para a alfabetização científica. Revista Eureka sobre Ensino e Popularização das Ciências, 8 (2), 137-148.
Ferreira, Luciana N. D. A., & Queiroz, Salete L. (2011). Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, 34, 354-360.
Fonseca, Vanessa F., Kirinus, Giulia O., Pazinato, Maurícius S., Passos, Camila G., & Simon, Nathália M. (2022). Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências, 7(2), 1-21.
Freire, Marcos (2020, outubro). O desafio da vacina para COVID-19. Revista Ciência Hoje. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/o-desafio-da-vacina-para-covid-19/.
Gravina, Michele (2018, julho). Educação, uma vacina contra as fake news. Revista Ciência Hoje. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/educacao-uma-vacina-contra-as-fake-news/.
Jornal da USP. (2021, abril). Cientistas avançam na transformação de CO2 em produtos de alto valor. Jornal da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/cientistas-avancam-na-transformacao-de-co2-em-produtos-de-alto-valor/.
Iberdola (2023). A história das vacinas, fundamentais na luta contra as doenças. Disponível em: https://www.iberdrola.com/compromisso-social/historia-das-vacinas.
Kirinus, Giulia O., Fonseca, Vanessa F.F., Simon, Nathália M.S., & Passos, Camila G. (2020). Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão”. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, 1(5), 371-385.
Knauss, Paulo (1997). A construção da imagem de Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 4, 329-332.
Lima, Guilherme D. S., & Giordan, Marcelo (2017). Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 19.
Ludke, Menga, & André, Marli (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, 5(31).
Massarani, Luisa (2009). Curso On line de Jornalismo Científico. World Federation of Science Journalists. Disponível em: http://www.wfsj.org/course/pt/index.html.
Mentimeter (Sistema de votação online). Disponível em: https://www.mentimeter.com/.
Merten, Thomas (1992). O Teste de Associação de Palavras na Psicologia e Psiquiatria: história, método e resultados. Análise Psicológica, 4.
Minuto da terra (2020, abril). Minuto da terra explica: comida! In Minuto da Terra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_d4Q123fYXA.
Nascimento, Tatiana G., & Rezende Junior, Mikael F. (2006). Trabalhos de divulgação científica: uma análise de tendências em eventos de ensino de ciências e física. X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina, PR: SBF.
Nascimento, Tatiana G., & Rezende Junior, Mikael F. (2010). A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em ensino de ciências, 15(1), 97-120.
Oliveira, Diego B., Enghusen, Elizabeth, Salgado, Tania D. M., Adolfi, Leonardo V., Reis, Kéllen M., & Farias, Reni C. (2012). Oficina temática como forma de aprendizagem dos alunos utilizada pelo PIBID/QUÍMICA da UFRGS. In Anais do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 32. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Oliveira, Jane R. S., & Queiroz, Salete L. (2017). Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química.
Passos, Camila G., & Salgado, Tania D. M. (2015). Interação universidade-escola: conquistas e perspectivas do Subprojeto PIBID/Química da UFRGS. Iniciação à docência: reflexões interdisciplinares. São Leopoldo: Oikos, 111-124.
Petry, Paulo (2021, março). Vacinas salvam populações, medicamentos salvam vidas. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/vacinas-salvam-populacoes-medicamentos-salvam-vidas/.
Pombo, Olga (2008). Epistemologia da Interdisciplinaridade. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, 10(1), 90-40.
Ramires, Júlia R., Gazzineu, Adriana V., & Salgado, Tania D. M. (2012). A química da fotografia como tema motivador para a realização de oficinas temáticas. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 32. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Rocha, Marcelo B. (2012). O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5(2).
Rodrigues, A. C. S., & Nascimento, Andrea S. (2013). Apontamentos sobre a divulgação científica no currículo de formação inicial de professores. Congresso Nacional de Educação EDUCERE, XI. Curitiba.
Salgado, Tania D. M., Moço, Maria C. D. C., & Silva, Maria T. X. (2019). Interfaces disciplinares no ensino de ciências: uma perspectiva docente. Química Nova na Escola, 41(2), 200-209.
Salgado, Tania D. M., & Silva, Maria T. X. (2013). Trabalho interdisciplinar no PIBID da UFRGS: reflexões sobre a caminhada da intenção à realização e os reflexos para a formação dos futuros docentes. Iniciação à docência: articulações entre ensino e pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 213-229.
Unesc TV. (2020, abril). Liberei ozônio no laboratório e olha no que deu! In Nunca vi 1 cientista. (Arquivo de vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nQha8IyQGAA&list=PLTl5wAYZwTRPcN0as7umw48pBbZP71tSH&index=18.
Vasconcelos, Flávia C. G. C., & Leão, M. B. C. (2010) A utilização de programas televisão como recurso didático em aulas de química. Encontro Nacional de Ensino de Química, XV. Brasília.
Vasconcellos, Celso. D. S. (1992). Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC. Brasília, 21(83), 28-55.
Vieira, Ana F., Santos, Laís C., Aguiar, Luiza S., Adolfi, Leonardo V., Farias, Reni C., Leon, Sandro R. S. S., Miguel, Ivone R. D., Passos, Camila G., Sirtori, Carla & Salgado, Tania D. M. (2016). Química forense: abordagem de um tema popular entre adolescentes em uma oficina do PIBID/Química da UFRGS. Anais XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis, 1-8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cassiana Herzer Griebeler, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon, Camila Greff Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.