A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar

Autores

  • Cassiana Herzer Griebeler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Nathália Marcolin Simon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Formação de Professores, PIBID

Resumo

Apresentamos um relato de experiência sobre a realização da ação de extensão “Divulgação Científica no Contexto Escolar” e examinamos suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Ciências no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades foram ministradas por seis licenciandos do Estágio de Docência em Ensino de Química II-E, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. O público da ação de extensão contemplou 24 bolsistas do Subprojeto do PIBID Interdisciplinar de Ciências da UFRGS, três professores atuantes na educação básica e três professores supervisores do PIBID. Conforme análise das produções escritas dos cursistas e registros dos diários de campo dos ministrantes, as atividades contribuíram para o estabelecimento de referencial teórico e experiências práticas de seleção e elaboração de materiais de Divulgação Científica (DC), para o desenvolvimento de estratégias didáticas envolvendo a DC no contexto escolar, e promoveram a interação entre professores atuantes e em formação, favorecendo a qualificação dos participantes.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Herzer Griebeler, C., Pazinato , M. S., Marcolin Simon, N., & Greff Passos , C. (2023). A Divulgação Científica na Formação Inicial e Continuada de Professores: Preparando Pibidianos para Popularizar a Ciência no Contexto Escolar. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 325–337. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.6014

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