A Metodologia de Resolução de Problemas Aliada ao Caso Celobar: Possibilidades para o Ensino de Estequiometria
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5581Palavras-chave:
Ensino de Estequiometria, Resolução de Problemas, Caso CelobarResumo
O objetivo deste estudo é analisar as formas de contribuição da metodologia de Resolução de Problemas para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados com o Ensino de Estequiometria no contexto de um curso Técnico em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 alunos do 1° ano, no turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram produzidos através de registros no diário de campo, questionários e de produções escritas dos educandos, para posterior análise qualitativa e interpretativa. Os resultados apontam que a metodologia de Resolução de Problemas favoreceu o processo de ensino e aprendizagem em âmbito de conteúdos conceituais como balanceamento, proporcionalidade e a importância das propriedades físico-químicas dos reagentes nas reações, assim como atitudinais, uma vez que possibilitou a discussão sobre ética profissional e aspectos da responsabilidade técnica. No que diz respeito aos conteúdos procedimentais, estes foram verificados na realização de pesquisa em fontes bibliográficas, elaboração das apresentações, propostas de trabalho em equipe durante a resolução dos problemas, além da argumentação durante o debate final acerca do tema tratado.Downloads
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