Olhares atentos para o Cenário Pós-Pandêmico: Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5604

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino de Química, Retorno às aulas presenciais

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um relato das experiências vivenciadas no Estágio de Docência em Ensino de Química II – E do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o objetivo de investigar as heranças deixadas pelo ensino remoto durante a pandemia quanto às práticas discentes, foi desenvolvida uma Sequência Didática com 87 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre – RS. Os dados analisados são compostos pelos registros dos estagiários no diário de campo, os quais revelam que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) deixou marcas que modificaram as práticas estudantis e constituem um cenário que exige compromisso de toda a comunidade escolar para que o retorno ao ensino presencial seja satisfatório. Dentre as dificuldades enfrentadas destacam-se: baixa frequência nas aulas, perda da atenção e escassas devoluções das atividades. Espera-se que o relato e as questões discutidas permitam a reflexão da prática docente através do novo cenário que surge na educação.

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Biografia do Autor

Pedro Soares Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Jéssica Garcia José, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Nathália Marcolin Simon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Maurícius Selvero Maurícius Selvero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 UFRGS

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Soares Vasconcellos, P., Garcia José, J., Marcolin Simon, N., Maurícius Selvero, M. S., & Greff Passos, C. (2023). Olhares atentos para o Cenário Pós-Pandêmico: Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 294–306. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5604