Olhares atentos para o Cenário Pós-Pandêmico: Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5604Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Ensino de Química, Retorno às aulas presenciaisResumo
Neste trabalho apresenta-se um relato das experiências vivenciadas no Estágio de Docência em Ensino de Química II – E do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o objetivo de investigar as heranças deixadas pelo ensino remoto durante a pandemia quanto às práticas discentes, foi desenvolvida uma Sequência Didática com 87 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre – RS. Os dados analisados são compostos pelos registros dos estagiários no diário de campo, os quais revelam que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) deixou marcas que modificaram as práticas estudantis e constituem um cenário que exige compromisso de toda a comunidade escolar para que o retorno ao ensino presencial seja satisfatório. Dentre as dificuldades enfrentadas destacam-se: baixa frequência nas aulas, perda da atenção e escassas devoluções das atividades. Espera-se que o relato e as questões discutidas permitam a reflexão da prática docente através do novo cenário que surge na educação.Downloads
Referências
Araújo, Ana L. (2021). Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Agência Senado. https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico. Acesso em: 20 dez. 2022.
Brasil, Congresso Nacional (1964). Lei nº 9.3094/96. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.
Flick, Uwe (2019). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Gatti, Bernardete A. (2020). Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos avançados, 34(100), 29-41.
Lima, Jefferson V. S., Soares, Bianca A., Maran, Bruna M., Souza, Leonardo A., Hyppolito, Miguel A., & Reis, Ana C. M. B. (2022). COVID-19 e a adaptação ao ensino remoto emergencial: revisão de escopo. Medicina (Ribeirão Preto), 55(4), e-196129.
Mari, Jair J. (2020). Quais os principais efeitos da pandemia na saúde mental? UNIFESP. https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/4395-quais-os-principais-efeitos-da-pandemia-na-saude-mental. Acesso em: 16 mai. 2022.
Mirapalheta, Thaís S., & Dentz, Volmir (2022). Ensino Remoto Emergencial e os impactos da pandemia no vínculo dos estudantes com a escola: o caso de uma escola da periferia de Florianópolis. Teoria e Prática da Educação, 25(3), 162-179.
Munhóz, Victória T., & Duarte, Marcos M. (2021). Desafios na implementação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública de Porto Alegre, RS. Anais do ENSEB. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75586. Acesso em: 19 dez. 2022.
Nogueira, Silvia C. G., & Batista, Valter P. (2020). A Educação Superior em tempos de pandemia: EaD ou Ensino Remoto Emergencial?. Anais Do CIET:EnPED:2020. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1705. Acesso em: 19 dez. 2022.
Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (2020). Decreto N° 20.499. Dispõe sobre medidas a serem adotadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Porto Alegre. https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/3270_ce_284967_1.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
Ribeiro, Ana E. (2020). Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, 9, 1-19.
Rio Grande do Sul, Governador do Estado do Rio Grande do Sul. (2021). Decreto N° 56.171. Estabelece as normas aplicáveis às instituições e aos estabelecimentos de ensino situados no território do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) de que trata o Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021, que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=422410. Acesso em: 13 mai. 2022.
Rodrigues, Marcelo S., & Prata, Eduardo M. B. (2020). Cronologia de uma tragédia anunciada? O retorno às aulas presenciais em Manaus no contexto da pandemia de COVID-19. Pre-Print disponível no Research Gate. https://www.researchgate.net/publication/343948996_Cronologia_de_uma_tragedia_anunciada_O_retorno_as_aulas_presenciais_em_Manaus_no_contexto_da_pandemia_de_Covid-19. Acesso em: 16 mai. 2022.
Santos, Dilce M., & Oliveira, Ísis F. S. (2020). A ansiedade durante a pandemia do Covid-19 para os alunos do CEAAT/IAT em Salvador-Bahia: interlocução entre educação física e psicologia. Estudos IAT, 5(3), 3-21.
Silva, Janyellis S. (2022). Os impactos causados pela pandemia da covid-19 na educação e o uso da tecnologia como meio de ensino em turmas de 2º e 3° ano na unidade escolar Severo Maria Eulálio. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina.
Souza, Alexandro A., & Santos, Máxina G. S. (2020). Trilhando saberes e práticas na escola pública e privada a partir da experiência do Ensino Remoto Emergencial. In: Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia (pp. 83-95). Editora do CCTA.
Todos Pela Educação (2020). O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19. https://static.poder360.com.br/2020/05/todos-pela-educacao.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
Toebe, Daniela S. (2022). Ensino nas modalidades EaD e ERE e seus desafios. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Soares Vasconcellos, Jéssica Garcia José, Nathália Marcolin Simon, Maurícius Selvero Maurícius Selvero, Camila Greff Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.