Uma análise semiótica Peirceana no contexto de um episódio de aula de química orgânica no Ensino Superior
Palavras-chave:
Semiótica Perceiana. Ensino e aprendizagem. Ensino Superior.Resumo
No presente trabalho empreendemos uma análise semiótica em um episódio de aula de Química Orgânica no Ensino Superior com vistas a compreender as cadeias interpretativas e semioses naquele contexto de ensino e aprendizagem. O conhecimento científico está fortemente vinculado a um tipo de linguagem que se vale de uma variedade de signos os quais atuam enquanto mediadores da linguagem. A Semiótica, conhecida como a Teoria Geral dos signos, é a ciência que estuda os signos e suas semioses – processos significativos. O material de pesquisa foi obtido a partir do acompanhamento de uma disciplina de Química Orgânica I, em uma universidade pública, em 2016, por meio do registro audiovisual. A partir dos registros gravados organizou-se os dados por meio da ferramenta mapa de eventos e posteriormente em episódios de análise. Para o presente estudo delimitamos um episódio que aborda análise conformacional com ênfase nas interações 1-3 diaxiais. Para a análise semiótica delimitamos conforme o viés analítico o signo como [professora] + [ferramenta material] (PF), o objeto como uma molécula, uma estrutura de cicloexano substituído com ligantes, e o interpretante a análise conformacional. A partir do contínuo semiótico, foi possível perceber a complexidade do processo representativo e como o híbrido professora, sua fala, gestos e ferramenta material formaram um signo para aquele momento, criando condições para cadeias interpretativas, semioses do conceito em discussão. Desse modo, com essa análise situamos uma possibilidade de percorrer o contínuo semiótico abrangendo o primeiro, o segundo e o terceiro, em um episódio de sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Valadão, D. L., Araujo Neto, W. N. de, & Lopes, J. G. da S. . (2021). Uma análise semiótica Peirceana no contexto de um episódio de aula de química orgânica no Ensino Superior. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 390–409. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2913
Edição
Seção
Debates em Linguagem no Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Dirlene Lima Valadão, Waldmir Nascimento de Araujo Neto Nascimento Araujo Neto, José Guilherme da Silva Lopes Silva Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.