Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade em Questão
Palavras-chave:
Formação Docente, Docência em Química, Química LicenciaturaResumo
O presente trabalho realizou uma análise da eficiência dos cursos de licenciatura em química ofertados em universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul. Teve-se por objetivo identificar as concepções de formação de professores de tais cursos, bem como, em que medida a identidade docente está sendo construída no contexto teórico e prático de seus projetos pedagógicos. A metodologia utilizada se tratou de uma análise bibliográfica sobre formação de professores e identidade docente, análise documental, por meio de Diretrizes Curriculares do MEC, projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em química das leis referentes à educação no Brasil e uma pesquisa qualitativa com egressos e graduandos destes cursos. Acredita-se que essa pesquisa trouxe contribuições para a construção de projetos pedagógicos e para a atuação de professores de cursos de Licenciatura em Química no sentido de aprimorar suas concepções e atingir as fragilidades de sua formação. Essa pesquisa possibilitou o apontamento de diversas dificuldades que ainda são enfrentadas pelos cursos de licenciatura em química como a qualidade do corpo docente e a estrutura curricular ainda vinculada aos currículos de bacharelado abrindo espaços para inconsistências durante o processo formativo do graduando, bem como os principais motivadores e desmotivadores da opção pela docência.Downloads
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Publicado
2018-12-31
Como Citar
Caldas, G. R., & Amorim, M. D. (2018). Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade em Questão. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 37–65. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1850
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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