A Teoria da Transposição Didática em Publicações da Revista QNEsc
Palavras-chave:
Transposição Didática, Formação Docente, Ensino-Aprendizagem de QuímicaResumo
É relevante considerar que os saberes científicos passem pelos processos de adaptação/modificação tornando-se acessíveis para o estudo em sala de aula, uma vez que a linguagem com que os conceitos são elaborados é distante da realidade conceitual dos estudantes. A disciplina de Química é, normalmente, apontada pelos estudantes como sendo de difícil compreensão por possuir um alto nível de abstração, assim, o professor em sua práxis, precisa utilizar estratégias diversificadas para atenuar esse obstáculo. Logo, a Transposição Didática (TD) emerge como uma das possibilidades para a mediação entre esse saber e o conhecimento científico. Tal fato nos leva a buscar por meio deste estudo de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica, identificar e analisar as publicações da última década (2009 a 2019) na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) que relacionam a TD ao Ensino de Química, na perspectiva de mapearmos as produções publicadas. Com o intuito de embasar as nossas discussões percorremos pela compreensão do que é a TD, seus limites e potencialidades para aprendizagem escolar, assim como sua utilização no Ensino de Química. Percebemos que ainda são incipientes as pesquisas em Ensino de Química direcionadas para a TD como uma possibilidade de enfrentamento às limitações no processo de ensino-aprendizagem de Química, necessitando de debates mais aprofundados sobre sua relevância para a práxis do docente e para a formação dos estudantes.Downloads
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