Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino de Química. Metodologias de Ensino.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma análise do estágio supervisionado de Regência I que tem por objetivo propiciar ao licenciando o contato com o ambiente escolar através do desenvolvimento de aulas de Química. Assim, este trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas e vivenciadas por duas licenciandas e fazer uma reflexão sobre o que foi implementado na Educação Básica. As atividades foram desenvolvidas em duas turmas do primeiro Ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Caçapava do Sul/RS. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação a pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em diário de bordo e foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2011) em que emergiram as seguintes categorias de análise: (i) Atividades lúdicas e jogos didáticos; (ii) Experimentação na Educação Básica; (iii) Resolução de Problemas na Educação Básica. A partir dos resultados obtidos percebe-se que houve um envolvimento dos estudantes pela busca em compreender os conceitos abordados, fazer uma relação desses conceitos ao cotidiano, desenvolver o pensamento crítico, bem como uma maior motivação e integração com as atividades tratadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Silva, I. C. T. da, Siqueira, V. F., & Goi, M. E. J. (2019). Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 39–54. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2417
Edição
Seção
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.