Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Metodologia de Resolução de Problemas, Revisão BibliográficaResumo
O presente texto apresenta uma revisão bibliográfica a partir do Evento regional “Encontro de Debates sobre o Ensino de Química”, no período compreendido entre 2016 e 2019, e uma revisão dos trabalhos contidos no Evento “Encontro Nacional de Ensino de Química” nas publicações referentes ao ano de 2014 até 2020. Buscou-se analisar como ocorre a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio. Com base na revisão, pretendeu-se responder à seguinte questão de pesquisa: “De que forma a RP mostrou-se eficiente para o Ensino de Química nos trabalhos publicados nos principais eventos da área, tanto em nível nacional quanto regional?”. A pesquisa desenvolve uma abordagem qualitativa/quantitativa, fazendo-se uma análise documental. Os dados foram produzidos a partir de um estudo bibliográfico dos trabalhos acadêmicos e analisados com a ferramenta de Análise de Conteúdo de Bardin, desenvolvendo-se três categorias de análise. O presente estudo destaca diversos aspectos envolvendo a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas, bem como seus benefícios, suas dificuldades de implementação e possíveis associações de metodologias que possam potencializar o ensino de Química, assim, considera-se que o estudo contribui para a área em questão. Os resultados apontam diversas potencialidades ao se aplicar a metodologia, além disso, observou-se dificuldades em algumas aplicações da Resolução de Problemas, sendo que a maioria delas foram ocasionadas pela pouca experiência dos estudantes em serem ativos nas aulas, acostumados apenas com aulas tradicionais.Downloads
Referências
Amaral, L. B., Ávila, H. M. C., Vieira Filho, V. J. V., & Sá, L. P. (2020). Proposta De Ensino Para O Conteúdo De Oxirredução: Estudo De Caso Envolvendo A Ponte Hercílio Luz. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Babinski, P. J., Teixeira, E. P., Ferreira, A. J., Silva, E. R. A., & Braibante, M. E. F. (2019). Saúde bucal: uma proposta para o ensino de estequiometria. In: Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Lajeado-RS
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Borochovicius, E., & Tassoni, E.C.M. (2021). Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma Experiência no Ensino Fundamental. Educação em Revista, 37.
Barros, L. C. I, Santos, K. F. S., Assis, J. T., & Anjos, J. A. L. (2020). Animes Como Ferramenta Didática No Ensino Da Química Pelo Método De Resolução De Problemas. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40.
Borges, T. S., & Alencar, G. (2014). Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; 4, 119-143.
Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22.
Costa, M. H., Silva, W. J. L., Sá, R. A., & Lemos, G. T. (2020). O Uso Da Metodologia De Ensino Baseada Em Resolução De Problemas A Partir De Uma Sequência Didática No Ensino De Química. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Diesel, J. C., & Barin, C. S. (2017). O Arco de Maguerez como estruturador de um experimento investigativo. In: Anais do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Rio Grande-RS.
Echeverría, M. D. P., & Pozo, J. (1998). Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: Pozo, J. I. (ed.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 13-42.
Faria, F. L., & Reis, I. F. (2014). Abordando Temas Químicos da Vivência do Aprendiz: uma Proposta para a Educação Básica a partir da Estratégia de Ensino por Estudo de Caso. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.
Fensham, P. (1999). School Science and public understanding of Science. International Journal of Science Education, 21(7).
Ferreira, L. O., Kraisig, L. R., & Braibante, M. E. F. (2017). Estudo de caso no ensino de química sobre a conservação dos alimentos. In: Anais do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Rio Grande-RS.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Furió, C., & Vilches, A. (1997). Las actitudes del alumnado hacia las ciencias y las relaciones ciencia, tecnología y sociedad. In: del Carmen, L. (ed.). La enseñanza y el aprendizaje de las ciencias de la natureleza em la educatión secundaria. Barcelona: Horsori.
Gabriela, S., & Braibante, M. E. F. (2016). A Resolução de Problemas Associada a Temática Poluição da água para o Ensino de Reações REDOX In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.
Gadotti, M. (2003). Histórias das Ideias. São Paulo: Ática.
Galdino, A. S., Gomes, H. C., Razuck, R. C. S. R., & Machado, P. F. L. (2014). Uma análise sobre o uso de Estudo de Casos a alunos da Iniciação Científica do Ensino Médio: relatos e percepções. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.
Gama, J. C. N. B. (2015). O uso de metodologias alternativas no ensino de ciências. Disponível em: http://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/21.pdf. Acesso em: 27 mai. 2016.
Garcia, J. J. G., & Canul, J. F. C. (2008). Para qué enseñar ciencias en la actualidad?Una propuesta que articula la tecnologia, la sociedad y el medio ambiente. Revista Educación y Pedagogía, 20(50).
Gazzoni, A., & Ost, A. (2009). A resolução de um problema: soluções alternativas e variações na formulação. VIDYA, 28(2).
Gemignani, Y. M. Y. (2012). Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira da Educação, 1(2), 1-27.
Gil. A. C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Gonçalves, C., & Oliveira, A. M. (2016). Estudo de Caso: Utilização do Formol em Alisamento Capilar para Ensinar Conceitos de Ligações Intermoleculares à Luz da Perspectiva Freireana. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.
Gonçalves, R. P. N., Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2018). Resolução de problemas e experimentação investigativa no ensino de química na educação básica. In: Anais do 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Canoas-RS.
Guimarães, D., & Mendonça, P. C. C. (2014). Avaliação de habilidades argumentativas em um contexto sócio-científico a partir da resolução de um estudo de caso. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.
Hendges, L. A., Klein, S. G., Vieira, V. V., & Chitolina, M. R. (2019). Fermentação: uma proposta didática interdisciplinar adaptada para pessoas com deficiência visual. In: Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Lajeado-RS.
Hurd, P. D. (1998). Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education, 82(3).
Laugksch, R. C. (2000). Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, 84(1).
Lopes, J. B. (1994). Resolução de problemas em física e química: modelo para estratégias de ensino-aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.
Lopes, T. R. T., Silva, T. A., & Freitas, L. P. S. R. (2020). Aplicação Do Método De Estudo De Caso Por Meio Da Temática ‘Lixo’ Como Estratégia De Ensino-Aprendizagem Em Aulas De Química No Ensino Médio. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1).
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1987). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU.
Macedo, K. D. S, Acosta, B. S., Silva, E. B., Souza, N. S., Beck, C. L. C., & Silva K. K. D. (2018). Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Rev. EEAN, 22(3).
Machado, R. S., & Salgado, T. D. M. (2018). Pesquisa sobre toxicologia: um estudo de caso como método de ensino. In: Anais do 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Canoas-RS.
Massena, E. P., Tomaz, A. R., Novaes, S. M., Machado, G. S., & Crispim, C. V. (2018). O método de Estudo de Caso como alternativa para o ensino de Química: um olhar para o ensino médio noturno. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, Rio Branco.
Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2020). A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, 6(1).
Meinerz, K., Carminatti, B., & Bedin, E. (2016). Interdisciplinaridade no Ensino de Química: Um Estudo de Caso Envolvendo a Educação de Jovens e Adultos. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.
Menezes, T. M., & Silva, S. A. (2014). Abordagem Baseada na Resolução de Problemas articulada à experimentação no ensino de ligações metálicas: De onde vem a eletricidade? In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG.
Montija, F. C. S., Reis, M. A., Zeni, W., Silva, R. S. R., & Girotto Júnior, G. (2018). Uma abordagem investigativa da Química forense: utilização de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, Rio Branco.
Nascimento, T. E., & Coutinho, C. (2017). Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de ciências. Rev. MULTICIÊNCIA, 2(3).
Oliveira, F. V., & Braibante, M. E. F. (2017). “Guia das funções orgânicas”: um material produzido a partir da resolução de problemas com a temática aromas. In: Anais do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Rio Grande-RS.
Oliveira, F. V., & Braibante, M. E. F. (2019). Funções orgânicas no contexto aromas: um material didático produzido a partir da ABP. In: Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Lajeado-RS.
Pereira, M. S., Silva, A. C. A., Freitas Filho, J. R., & Freitas, L. P. S. R. (2020). Análise Da Aplicação Do Método De Estudo De Caso Para A Contextualização De Conceitos Químicos E Desenvolvimento De Habilidades. In: Anais do 20ª Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Polya, J. (1973). How to solve it. Princeton: Princeton University Press.
Polya, G. (1978). A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência.
Pozo, J. I. (1998). A Solução de Problemas: Aprender a Resolver, Resolver para Aprender. Porto Alegre: Artmed.
Pozo, J. I., & Crespo, M. Á. G. (1998). A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: Pozo, J. I. (org). A Solução de Problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 67-101.
Pozo, J. I., & Postigo, Y. (1993). Las estrategias de aprendizaje como contenido del currículo. In: Monereo, C. (ed). Estragegias de aprendizaje: procesos, contenidos e interacción. Barcelona: Domenech..
Queiroz, A. V. A., Lima, I. T., Barbosa, L. J., & Simões Neto, J. E. (2020). Análise Da Aplicação De Um Estudo De Caso Para O Ensino De Radioatividade No Contexto Da Energia Nuclear. In: Anais do 20ª Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Salgado, T. D. M., Vieira, A. F., Santos, L. C., Aguiar, L. C., Adolfi, L. V., Farias, R. C., Leon, S. R. S. S., Miguel, I. R. V., Passos, C. G., & Sirtori, C. (2016). Química Forense: Abordagem de um Tema Popular entre Adolescentes em uma Oficina do PIBID/Química da UFRGS. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis.
Santos, S., Klein, V., Bandeira, D. D., & Barin, C. S. (2017). O caso das essências: uma proposta para a abordagem das reações de esterificação. In: Anais do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Rio Grande-RS.
Simon, J. E., Vasconcelos, E. M., & Ribeiro K. S. Q. S. (2014). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface, 18(2), 1355-1364.
Silva, D. R., Pozo, J. I., & Del Pino, J.C. (2014). A dissolução de açúcar em água: as construções de estudantes ao participarem de uma proposta de ensino e aprendizagem. In: Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto-MG
Silva, E. R. A. (2020). Intervenções Teórico-Práticas com Licenciandos em Química por meio de Problemas Temáticos. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) Universidade Federal de Santa Maria, Sant Maria-RS.
Silva, L. S., Cotta, R. M. M., Costa, G. D., Campos, A. A. O., Cotta, R. M., Silva, L. S., & Cotta, F. M. (2014). Formação de profissionais críticos-reflexivos: o potencial das metodologias ativas de ensino aprendizagem e avaliação na aprendizagem significativa: Formação de profissionais críticos-reflexivos, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Revista CIDUI, 2, 1-16.
Slavieiro, A., Tres, L., Chiapinoto, M. L., Linck, M. R., & Rodrigues, R. C. M. (2019). Projeto química itinerante: relato de experiências sobre as ações desenvolvidas com estudantes da região de abrangência da UPF. In: Anais do 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Lajeado-RS.
Soares, C. B. & Simões Neto, J. E. (2020). Problemas Cordiais: Entrelaçando A Resolução De Problemas E A Educação Em Direitos Humanos No Ensino De Química. In: Anais do 20ª Encontro Nacional de Ensino de Química, Recife.
Soares, J., & Barin, C. S. (2017). Experimentação investigativa: problematizando a química das vitaminas. In: Anais do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Rio Grande-RS.
Sousa, R. S. & Galiazzi, M. C. (2016). Movimentos de aprender com o outro: aulas de química a partir de rodas de estudo de caso. In: Anais do 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Pelotas-RS.
Tresena, N. L., & Lucena, A. M. A. (2018). Desafios à prática docente: as dificuldades de ensinar Ciências em turmas do 7º ano. Anais do V CONEDU.
Ventura, M. M. (2007). O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista Socerj, 20(5).
Watts, M. (1991). The Science of Problem-Solving-A Pratical Guide for Science Teachers. London: Cassell, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dhulya Trindade de Oliveira , Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.