Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Metodologia de Resolução de Problemas, Revisão Bibliográfica

Resumo

O presente texto apresenta uma revisão bibliográfica a partir do Evento regional “Encontro de Debates sobre o Ensino de Química”, no período compreendido entre 2016 e 2019, e uma revisão dos trabalhos contidos no Evento “Encontro Nacional de Ensino de Química” nas publicações referentes ao ano de 2014 até 2020. Buscou-se analisar como ocorre a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio. Com base na revisão, pretendeu-se responder à seguinte questão de pesquisa: “De que forma a RP mostrou-se eficiente para o Ensino de Química nos trabalhos publicados nos principais eventos da área, tanto em nível nacional quanto regional?”. A pesquisa desenvolve uma abordagem qualitativa/quantitativa, fazendo-se uma análise documental. Os dados foram produzidos a partir de um estudo bibliográfico dos trabalhos acadêmicos e analisados com a ferramenta de Análise de Conteúdo de Bardin, desenvolvendo-se três categorias de análise. O presente estudo destaca diversos aspectos envolvendo a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas, bem como seus benefícios, suas dificuldades de implementação e possíveis associações de metodologias que possam potencializar o ensino de Química, assim, considera-se que o estudo contribui para a área em questão. Os resultados apontam diversas potencialidades ao se aplicar a metodologia, além disso, observou-se dificuldades em algumas aplicações da Resolução de Problemas, sendo que a maioria delas foram ocasionadas pela pouca experiência dos estudantes em serem ativos nas aulas, acostumados apenas com aulas tradicionais.

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Biografia do Autor

Dhulya Trindade de Oliveira , Universidade Federal do Pampa

UNIPAMPA

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

UNIPAMPA

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Trindade de Oliveira , D., & Goi, M. E. J. (2023). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Química da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 125–147. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5185

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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