Análise de Eixos Educacionais na Educação Básica
Palavras-chave:
Estágio de Observação, Cotidiano Escolar, Prática pedagógica.Resumo
O presente trabalho relata observações e análises de cinco eixos educacionais,Prática Pedagógica, Formação Inicial e Continuada dos Professores, Livro Didático, Gestão Escolar e Infraestrutura, realizada por uma licencianda durante o componente curricular de Estágio de Observação, do Curso em Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa,campus de Caçapava do Sul, RS. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, que abrange coleta de dados a partir de diário de bordo e questionários. Os dados foram interpretados a partir dos eixos analisados. As observações foram realizadas em uma escola da rede estadual de ensino, situada na região urbana do município de Lavras do Sul, na qual se analisou a situação do ensino e da prática docente. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que a prática docente tem relações de dependência com o contexto escolar, e ainda com a formação inicial e as vivências que o professor tivera quando aluno, como defendem Gil Pérez e Carvalho (1992). A análise possibilitou uma maior compreensão acerca dos eixos trabalhados, uma vez que o ambiente escolar envolve mais que a sala de aula, pois há um conjunto de fatores extraclasse que podem ser compreendidos e estudados pelos professores em sua formação inicial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Valdez, A., & Goi, M. E. J. (2017). Análise de Eixos Educacionais na Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 214–230. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1623
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.