Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Projeto Pedagógico de Curso, Estágio Supervisionado, Prática como Componente CurricularResumo
Este artigo procura estabelecer sentidos e significados que apontem na direção de possíveis respostas para a seguinte indagação: Como se expressa o Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e a Prática como Componente Curricular nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Instituições de Ensino Superior públicas no estado do Acre? Assume-se o Estudo de caso como método de pesquisa e na análise dos resultados se utiliza da Análise Textual Discursiva, emergindo as seguintes categorias: Concepção de estágio supervisionado; teoria e prática e Identidade docente. Como resultados se observou que existe uma homogeneidade nos Projeto Pedagógicos de Curso analisados no que se refere às concepções de Estágio Curricular Supervisionado, a Prática como Componente Curricular em uma das Instituições de Ensino Superior não está definida, apresentando carga horária insuficiente não atendendo às atuais políticas públicas educacionais. O paradigma formativo está transitando na racionalidade prática, centrado no modelo de ensino como ofício. Notou-se, também, poucas propostas que podem levar, de fato, o estagiário à práxis que pode ser feita a partir da educação pela pesquisa.Downloads
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