Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727

Palavras-chave:

Licenciatura em Química, Projeto Pedagógico de Curso, Estágio Supervisionado, Prática como Componente Curricular

Resumo

Este artigo procura estabelecer sentidos e significados que apontem na direção de possíveis respostas para a seguinte indagação: Como se expressa o Estágio Curricular Supervisionado obrigatório e a Prática como Componente Curricular nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Instituições de Ensino Superior públicas no estado do Acre? Assume-se o Estudo de caso como método de pesquisa e na análise dos resultados se utiliza da Análise Textual Discursiva, emergindo as seguintes categorias: Concepção de estágio supervisionado; teoria e prática e Identidade docente. Como resultados se observou que existe uma homogeneidade nos Projeto Pedagógicos de Curso analisados no que se refere às concepções de Estágio Curricular Supervisionado, a Prática como Componente Curricular em uma das Instituições de Ensino Superior não está definida, apresentando carga horária insuficiente não atendendo às atuais políticas públicas educacionais. O paradigma formativo está transitando na racionalidade prática, centrado no modelo de ensino como ofício. Notou-se, também, poucas propostas que podem levar, de fato, o estagiário à práxis que pode ser feita a partir da educação pela pesquisa.

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Biografia do Autor

Róger Vinicius Nunes Queiroz da Costa, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

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Daniel Barcelos da Cunha , Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

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Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Nunes Queiroz da Costa, R. V., Barcelos da Cunha , D., & Damasceno Ribeiro, M. T. (2024). Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 4–21. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727

Edição

Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química