Experiências de Formação Inicial e Continuada no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5620Palavras-chave:
Formação Docente., Programa de Formação., Dificuldades e potencialidades na formação.Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto multidisciplinar de Ciências Biológicas e Ciências Exatas dos campi de São Gabriel e de Caçapava do Sul, RS do Edital do PRP de 2018. Para isso foi produzido e aplicado um questionário com questões abertas sobre o desenvolvimento do programa aos participantes do campus de Caçapava do Sul. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa a partir das respostas de 13 participantes do subprojeto e estão sendo apresentadas por categorias de análise, sendo elas: (i) Quanto às contribuições do PRP na formação docente; (ii) Atividades mais significativas desenvolvidas durante o PRP; (iii) Dificuldades enfrentadas durante o PRP na escola campo e na IES; (iv) Potencialidades de PRP e sugestões para a melhoria do programa. A partir das respostas acredita-se que o programa possibilitou alguns aspectos da formação inicial e continuada dos professores, porém sabe-se que este processo deve ter continuidade, investindo em uma leitura crítica das políticas vigentes, resgatando o sentido da educação emancipatória.Downloads
Referências
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