Análise dos Entendimentos de Docentes Universitários sobre a Função das Atividades Experimentais em um Curso de Formação de Professores de Química
Palavras-chave:
Atividades Experimentais, Ensino de Química, Formação de Professores.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de cinco professores de um curso de licenciatura em Química sobre a função das atividades experimentais em suas disciplinas. Constatamos concepções bastante similares acerca das atividades experimentais, todos os professores consideram que estas são importantes para a formação dos licenciandos e as veem como meio de relação entre a teoria e a prática. Em raros momentos essas atividades foram descritas como uma metodologia de ensino que pode auxiliar na construção do conhecimento, nas interações e na reflexão. Também sinalizamos que as atividades experimentais deveriam ter um viés pedagógico, no entanto, verificamos limitações nas falas dos professores de como direcioná-las nas disciplinas. Parte deles pauta o experimento como algo a ser reproduzido, com resultado previsto. A partir do exposto salientamos que o planejamento dos formadores de professores inclua situações que os possibilitem problematizar os experimentos realizados, a fim de superar visões simplistas e proporcionar um aprendizado significativo aos futuros professores de Química.Downloads
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Publicado
2019-07-05
Como Citar
Caetano, M. D., Binsfeld, S. C., & Teixeira Junior, J. G. (2019). Análise dos Entendimentos de Docentes Universitários sobre a Função das Atividades Experimentais em um Curso de Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 59–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2225
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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