Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Química da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5011Palavras-chave:
Ensino de Química, Avaliação, Processos de Ensino e AprendizagemResumo
Neste trabalho visamos identificar e analisar as concepções de professores e alunos da disciplina de Química do ensino médio sobre o processo de avaliação, bem como as estratégias de avaliação utilizadas por esses professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa com uma professora e 13 estudantes de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado do Paraná, Brasil. A partir das técnicas de triangulação de dados e criação de categorias de análise, organizamos os dados em duas categorias: Concepções sobre Avaliação e Estratégias, facilidades, dificuldades e desafios para a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem em Química. Quanto às concepções da maioria dos participantes, foi possível constatar que a avaliação tem sido compreendida como instrumento de aferição da aprendizagem dos estudantes, enquanto poucos participantes do estudo indicaram uma visão mais ampla da avaliação enquanto um conjunto de ações que visa à análise da totalidade do processo pedagógico. Com relação à segunda categoria, os participantes indicaram a necessidade da utilização de diferentes instrumentos de avaliação – incluindo atividades práticas ou experimentais – bem como as dificuldades objetivas e subjetivas enfrentadas para o desenvolvimento dessas atividades.Downloads
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