Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Química da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5011

Palavras-chave:

Ensino de Química, Avaliação, Processos de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Neste trabalho visamos identificar e analisar as concepções de professores e alunos da disciplina de Química do ensino médio sobre o processo de avaliação, bem como as estratégias de avaliação utilizadas por esses professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa com uma professora e 13 estudantes de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado do Paraná, Brasil. A partir das técnicas de triangulação de dados e criação de categorias de análise, organizamos os dados em duas categorias: Concepções sobre Avaliação e Estratégias, facilidades, dificuldades e desafios para a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem em Química. Quanto às concepções da maioria dos participantes, foi possível constatar que a avaliação tem sido compreendida como instrumento de aferição da aprendizagem dos estudantes, enquanto poucos participantes do estudo indicaram uma visão mais ampla da avaliação enquanto um conjunto de ações que visa à análise da totalidade do processo pedagógico. Com relação à segunda categoria, os participantes indicaram a necessidade da utilização de diferentes instrumentos de avaliação – incluindo atividades práticas ou experimentais – bem como as dificuldades objetivas e subjetivas enfrentadas para o desenvolvimento dessas atividades.

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Biografia do Autor

Raquel Dziubate Siminoski , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educacao (UFSCar). Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR). Líder do grupo de estudos e Formacao Docente e Práticas Pedagógicas.

Cesar Vanderlei Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Física (UFSCar). Professor Adjunto atuante no Programa de Pós-graduação de Ensino de Físca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR). Membro do grupo de estudos e Formacao Docente e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Siminoski , R. D., Deimling, N. N. M., & Deimling, C. V. (2023). Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Química da Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 240–257. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5011

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química