Princípios Programáticos da Organização do Conteúdo para Facilitar a Aprendizagem Significativa de Estereoisomeria
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7294Palavras-chave:
Ensino de Química, Plantas Medicinais, Diferenciação Progressiva, Reconciliação IntegrativaResumo
Neste trabalho, discute-se a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, de 10 horas-aula, sobre Estereoisomeria e plantas medicinais, para terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no Rio Grande do Sul, durante o Ensino Remoto. Busca-se evidenciar os quatro princípios programáticos do conteúdo com vistas à aprendizagem significativa: diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, organização sequencial e consolidação. Os dados foram analisados segundo os pressupostos das análises de conteúdo de Bardin. A análise das avaliações formativas sugere ampliação na estrutura cognitiva, evidenciada pelos padrões de subsunção derivativa e correlativa, em maior frequência, e indícios de superordenação e combinação. Processos de estruturação do conhecimento foram denotados pela organização sequencial do conteúdo e diferentes recursos didáticos. Tais processos demandam avaliação processual, explorando diferentes situações, recursos e habilidades, concomitantes à negociação de significados, exigindo um ambiente favorável à argumentação e atento aos conhecimentos prévios.Downloads
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