A Curricularização da Extensão e as Ações no Território: Relato de uma Vivência na Formação de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7296Palavras-chave:
Formação docente, Extensão universitária, Experimentação, CurricularizaçãoResumo
O presente artigo resulta do processo de curricularização da extensão nos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF). As ações no território que integram a análise nesse texto se originaram em três projetos de extensão vinculados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos envolvidos, por meio da “creditação curricular” que caracteriza a curricularização da extensão. A execução envolveu acadêmicos, professores da graduação, professores e estudantes de uma escola municipal, em que houve a proposição e o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas nas aulas de Ciências em turmas do Ensino Fundamental. O território é um bairro da cidade de Passo Fundo, sendo que a Universidade é parceira da rede de ensino do município, bem como de outras entidades presentes nesse local. No território a Instituição de Ensino Superior (IES) se faz presente com ações que envolvem os diversos cursos de graduação e pós-graduação. Entende-se que os saberes socializados, a construção de estratégias de ação e a vivência do contexto escolar potencializa de forma significativa a formação de todos os envolvidos. As atividades experimentais propostas e desenvolvidas abarcaram conceitos do currículo escolar, tendo o caráter investigativo, e tem vinculação com disciplinas do currículo da graduação. Os resultados das ações se mostraram relevantes ao proporcionarem novos aprendizados e despertarem o interesse dos estudantes das turmas, contribuindo com a alfabetização científica. Para além disso, a curricularização da extensão possibilitou a inserção de acadêmicos em formação inicial e professores formadores dos cursos de Química no espaço escolar, o que contribuiu para a (re)elaboração de conhecimentos pertinentes à docência.Downloads
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