A Atividade Experimental na Construção do Conhecimento Científico: Um Debate mediado - Uma Articulação Possível
Palavras-chave:
Atividade experimental. Ensino. Recurso pedagógico.Resumo
Este trabalho se constitui de uma análise dos diálogos e enunciações, excertos dos chats desenvolvidos no Moodle, no ano de 2014, envolvendo professores de Ciências Naturais/anos finais do ensino fundamental e Química do ensino médio, das escolas da região de Passo Fundo-RS; acadêmicos-bolsistas de extensão e docentes do curso de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os estudos que norteiam o trabalho partem do projeto de extensão intitulado ?A formação continuada dos professores de Ciências/Química: roda de conversas, envolvendo os saberes e fazeres docentes?, em que são discutidas diversas metodologias, propostas de reorganização curricular e recursos pedagógicos visando a melhoria do ensino na educação básica. No decorrer desse processo, de interação entre os sujeitos participantes do projeto, a atividade experimental surgiu como aspecto relevante para ser abordado e discutido, especialmente por uma necessidade apontada pelas professoras das escolas, em que sentiam a premência de problematizar essa temática e entendê-la melhor em suas possibilidades para inserção/trabalho nas aulas de Ciências/Química, possibilitando o desenvolvimento de conceitos,que em geral, são bastante abstratos. Desta forma, a análise pretende contribuir com os docentes no trabalho de sala de aula, visando a melhoria do entendimento da importância e do significado da utilização das atividades experimentais no ensino de Ciências Naturais, no ensino fundamental, e Química, no ensino médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Lauxen, A. A., Vaniel, A. P. H., Tres, L., Galvagni, M. F., & Carvalho, V. P. (2017). A Atividade Experimental na Construção do Conhecimento Científico: Um Debate mediado - Uma Articulação Possível. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 5–18. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1608
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.