As Possibilidades para a Contextualização no Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza: Uma Revisão das Publicações em Revistas da Área de Ensino

Autores

  • Alexsandro Bonatto Universidade de Passo Fundo
  • Ademar Antonio Lauxen Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5613

Palavras-chave:

Ensino em ciências, Ensino tradicional, Contextualização, Abordagens temáticas

Resumo

O estudo investigou artigos publicados em 5 periódicos da área de ensino que envolvem as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com Qualis (2016) B3, B2, B1, A2 e A1, publicados no período entre os anos de 2015 e 2020. O objetivo foi identificar estudos que apontam para as possibilidades de se desenvolver o ensino de Ciências de forma contextualizada, proporcionando a compreensão dos aspectos teóricos e metodológicos que viabilizam a ruptura com o ensino tradicional nas disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para a análise dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo revelou como principal tendência para superar os entraves do ensino tradicional a contextualização dos conceitos a partir de abordagens temáticas. No entanto, percebe-se uma carência de estudos que tratem essas abordagens como forma de organização do currículo e não apenas como proposição para contextualizar conceitos por meio de temas que abordam conteúdos isolados.

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Biografia do Autor

Alexsandro Bonatto, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Química Licenciatura e Bacharelado (UPF).

Ademar Antonio Lauxen, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências, professor dos cursos de Química (licenciatura e bacharelado) da Universidade de Passo Fundo. Coordenador de projetos de pesquisa e extensão sobre formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Bonatto, A., & Lauxen, A. A. (2023). As Possibilidades para a Contextualização no Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza: Uma Revisão das Publicações em Revistas da Área de Ensino. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 102–117. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5613

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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