Experimentar e Brincar: Atividades Lúdicas e Interativas

Autores

  • Ana Paula Harter Vaniel Universidade de Passo Fundo
  • Fernanda Feltrin Universidade de Passo Fundo
  • Giovana Favreto Universidade de Passo Fundo
  • Rosana Coronetti Farenzena Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4833

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Extensão Comunitária, Oficinas Experimentais

Resumo

O Projeto de extensão Comunitária “Recursos Minerais e Sustentabilidade” dos Cursos de Química da Universidade de Passo Fundo tem o objetivo de desenvolver ações de divulgação e sensibilização para o consumo consciente dos recursos minerais, com foco em atividades experimentais e jogos didáticos sobre questões geológicas, químicas e ambientais. Na semana alusiva ao brincar, foi realizado o evento “Tá brincando”, organizado pelo projeto de extensão Brinquedoteca Universitária: Laboratório de Aprendizagens Lúdicas, sendo a oficina ofertada intitulada “Pequeno Cientista: Experimentar é brincar” organizada a fim de trabalhar atividades lúdicas e interativas, em que os participantes interagiram e relataram suas impressões no transcorrer das atividades experimentais, tendo sido realizada de forma online, por meio do Google Meet. A análise das falas dos participantes foi realizada de forma qualitativa com base na análise de conteúdo de Bardin (1997), em que 3 categorias, a saber, interesse, desafio e continuidade, que foram extraídas dos termos empregados, buscando determinar com mais detalhamento os sentidos e significados contidos nas interações dos participantes Conclui-se, por meio do envolvimento e engajamento dos participantes, que momentos de atividades com materiais de fácil aquisição permitem aproximar o conhecimento científico das questões do cotidiano. Além de que, esses momentos de interação, ludicidade, compartilhamento de impressões e conhecimento científico permitiram a divulgação das ciências para as crianças, com a intencionalidade por despertar o gosto pelo pesquisar, experimentar, experienciar e a curiosidade.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Vaniel, A. P. H., Feltrin , F. ., Favreto , G. ., & Farenzena , R. C. . (2022). Experimentar e Brincar: Atividades Lúdicas e Interativas . Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 7–19. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4833

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