As Concepções Iniciais de Professores, Licenciandos e Pós-Graduandos em um Processo de Formação sobre Pensamento Crítico
Palavras-chave:
Ensino de Química, Pensamento Crítico, Formação de ProfessoresResumo
O presente estudo aborda parte de uma investigação de mestrado em andamento que busca investigar o potencial de um Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão como espaço voltado para a formação de professores e de desenvolvimento de atividades promotoras de Pensamento Crítico. Para iniciar o processo de formação sobre Pensamento Crítico, foi necessário compreender a concepção dos participantes sobre este e sua relação com Oficinas Temáticas e atividades potencialmente promotoras de Pensamento Crítico, com base na leitura de parte do referencial teórico adotado para estudo. Tais concepções foram investigadas por meio de um questionário inicial respondido por oito participantes, sendo eles, 3 estudantes de graduação, 4 de pós-graduação e 1 professora da Educação Básica. Do processo de análise, fundamentado na metodologia da Análise de Conteúdo, verificou-se que os (futuros) professores apresentaram concepções semelhantes, em alguns aspectos, à definição teórica adotada neste estudo, como um pensamento racional e reflexivo, voltado para a tomada de decisões. Também foi possível compreender que as Oficinas Temáticas desenvolvidas no projeto podem mobilizar capacidades de Pensamento Crítico em estudantes da Educação Básica, o que segundo os participantes ocorre, principalmente, em função das estratégias presentes nas Oficinas. No entanto, cabe ressaltar que características importantes do Pensamento Crítico ainda precisavam ser melhor compreendidas pelos participantes, justificando a necessidade de proporcionar um espaço de formação docente, centrado nos pressupostos de professor reflexivo, voltado para a promoção intencional do Pensamento Crítico.Downloads
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