O Uso do Teatro Científico como Estratégia Didática e suas Contribuições no Âmbito do Ensino de Química: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5939Palavras-chave:
Teatro Científico, Estratégia Didática, Ensino, QuímicaResumo
Esta pesquisa apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) acerca do uso do Teatro Científico (TC) como estratégia didática no ensino de Química, para identificar as contribuições e os desafios relacionados ao tema para aprofundamento de estudos com foco na disseminação e uso da metodologia do TC na abordagem dos conteúdos de Química no ensino médio. A pesquisa é de natureza secundária empregando-se protocolos de busca, tais como, definição de questões de pesquisa, bases de dados, palavras-chave, strings de busca, critérios de inclusão e exclusão, seleção dos trabalhos relacionados, avaliação e análise. Sua execução deu-se por meio da análise de 13 artigos selecionados a partir de 1380 achados, os quais foram extraídos das bases de dados nacionais Google Acadêmico e Portal Periódicos da CAPES. Três bases internacionais pesquisadas, SCOPUS, ERIC e Science Direct, não apresentaram retorno de trabalhos significativos para análise na temática em questão. A investigação dos estudos identificados permitiu a coleta de uma série de dados qualitativos e quantitativos acerca das experiências de utilização do TC no ensino médio e na formação de professores. Os trabalhos analisados evidenciaram grandes contribuições do TC para o engajamento dos estudantes com a aprendizagem, melhoria da comunicação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e, a criatividade e o repertório cultural dos professores. Apontam-se ainda, desafios relacionados a sua implementação, tais como, infraestrutura das escolas, baixa carga horária para desenvolvimento da metodologia, falta de formação de professores para utilização do método e dificuldade de modificar o paradigma do ensino tradicional no ensino de Química.Downloads
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