Análise dos livros didáticos de química: compreendendo os roteiros experimentais de extrato de repolho roxo
Palavras-chave:
Livros Didáticos. Análise de Conteúdo. Roteiros ExperimentaisResumo
Os Livros Didáticos (LDs) de Química têm disponibilizado uma série de atividades experimentais que auxiliam os discentes a construírem relações entre a teoria científica e os experimentos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar nos seis LDs de Química, aprovados pelo PNLD de 2018, os experimentos que utilizam extrato de repolho roxo. Para alcançar tal objetivo, utilizamos os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesta pesquisa, destacamos duas principais etapas: a exploração e classificação das atividades experimentais presentes nos LDs, em simples ou investigativas e a análise das unidades de contexto, que são os roteiros. Na classificação das atividades experimentais obtemos quatro atividades experimentais simples e duas atividades experimentais investigativas. No estudo das unidades de contexto, destacamos que todos os roteiros são do tipo estruturado, ou seja, apresentam materiais, procedimentos e questões para auxiliar os alunos a formularem suas conclusões. Comparando as atividades experimentais percebemos que, exceto um roteiro, todos os outros trazem ilustrações das cores que o repolho roxo adquire em diferentes valores de pH. Observamos que cinco das seis atividades experimentais estão relacionadas à explicação do conteúdo de ácidos e bases. Identificamos que os experimentos analisados são simples, acessíveis e exequíveis por professores e estudantes, pois podem ser realizados com materiais que utilizamos no cotidiano e de fácil aquisição. Acreditamos que com esta pesquisa podemos auxiliar professores em formação inicial e continuada a produzirem uma visão crítica sobre os experimentos ofertados nos LDs e sobre a forma que os mesmos conduzem suas aulas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Silva, A. C. A. da, & Rezende, B. de P. (2021). Análise dos livros didáticos de química: compreendendo os roteiros experimentais de extrato de repolho roxo. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 178–193. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3478
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Carolina Araújo da Silva, Bruna de Paula Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.