Ensino de Química em Oficina Temática: “O que vai pelo ralo, rastros ambientais de produtos que consumimos”

Autores

  • Nara Flaviane Pistarini UFSCar
  • Tathiane Milaré UFSCAR

Palavras-chave:

Extensão, Sequência didática, Três momentos pedagógicos.

Resumo

O presente trabalho aborda o uso de oficinas temáticas como meio de divulgação científica e proposta metodológica no ensino de química, uma vez que promovem um ensino contextualizado com valorização do sujeito como ser ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, discute a importância desse tipo de atividade no processo de formação de professores, tanto como participantes quanto organizadores. Para isso, é apresentada uma oficina temática fundamentada nos três momentos pedagógicos e nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com enfoque ambiental. A oficina proposta faz parte de um projeto de extensão que busca evidenciar como os conhecimentos químicos podem desempenhar um papel importante no dia-a-dia, na tomada de decisões e na cidadania. Como resultados, são apresentadas as avaliações dos participantes e a discussão sobre os limites e as possibilidades da oficina desenvolvida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Pistarini, N. F., & Milaré, T. (2019). Ensino de Química em Oficina Temática: “O que vai pelo ralo, rastros ambientais de produtos que consumimos”. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 32–41. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2285

Edição

Seção

Especial - ENEQ