Conscientização Social e Preservação Ambiental: Desenvolvimento de Valores em Aulas de Química a partir do Tema Plásticos
Palavras-chave:
CTS, Plásticos, Polímeros.Resumo
Nosso artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visou investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois compreendemos que os mesmos facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Constituíram os materiais empíricos instrumentos avaliativos da sequência didática, ou seja, transcrições de questionários e de atividades argumentativas realizadas no momento das aulas. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise emergiram 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. Apresentaremos neste artigo o metatexto pertencente à categoria intitulada “conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente”. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadãos críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Freitas, W. P. S. de, München, S., & Calixto, V. dos S. (2017). Conscientização Social e Preservação Ambiental: Desenvolvimento de Valores em Aulas de Química a partir do Tema Plásticos. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 56–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1315
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.