Entre o Presente e o Futuro: Adaptações da Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Química da UFGD Frente aos (Novos?) Documentos Normativos

Autores

  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Marques de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4817

Palavras-chave:

BNC-Formação, Currículo, Análise Documental

Resumo

O cenário educacional brasileiro está imerso em um projeto de reformulação, constituído por distintas etapas que convergem na intencionalidade da centralização curricular. Nesse sentido a Educação Básica e a Formação de Professores vem sendo impactadas por tais movimentos e documentos normativos. Por meio do estudo, retratado nesse artigo, tencionamos compreender as condições de possibilidade de operacionalização das Resoluções CES/CNE 07/2018 e CNE/CP 02/2019 no currículo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A natureza assumida nesse exercício compreensivo se ancora nos princípios da pesquisa de natureza qualitativa, com uma análise de cunho documental. Como material empírico foram selecionados os seguintes documentos: Resolução (CES/CNE 07/2018); Resolução (CNE/CP 02/2019) e a Resolução (BS/UFGD 266/2019). Para além da identificação de possibilidades de operacionalização das diretrizes foi possível compreender as zonas entendidas como limitantes, destas destacam-se: a prescrição efetiva e explícita de conteúdos a serem incorporados no currículo; a limitação do currículo à pedagogia por competências; a prescrição da abordagem de conceitos atrelados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a omissão de conceitos extremamente relevantes, tais como gênero; um retrocesso no que concerne ao conceito de prática/crítica na dimensão docente; enfraquecimento do princípio da indissociabilidade entre teoria e prática; desarticulação entre a formação inicial e a continuada de professores; determinação da realocação de alguns conteúdos importantes para o segundo ano do currículo.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Calixto, V. dos S., & Marques de Oliveira, A. (2022). Entre o Presente e o Futuro: Adaptações da Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Química da UFGD Frente aos (Novos?) Documentos Normativos. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 158–175. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4817