Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963Palavras-chave:
Divulgação Científica, Formação de Professores, Três Momentos PedagógicosResumo
As atividades de divulgação científica (DC) são reconhecidas por sua contribuição à alfabetização científica na perspectiva da formação integral e para o pleno exercício da cidadania dos sujeitos. Por isso, é importante fomentar a compreensão dos aspectos envolvidos na organização e efetivação de práticas de DC em múltiplos espaços formativos, como também na formação inicial de professores de ciências. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um relato de experiência de DC fundamentada na abordagem dos três momentos pedagógicos (3MP) em um espaço formal de ensino. As atividades foram organizadas e efetivadas por licenciandos em Química em uma escola pública de tempo integral no município de Catanduva-SP. Para a construção dos dados, utilizamos os materiais e recursos produzidos pelos educandos e licenciandos ao longo das atividades de DC e os registros de observação participante do processo. Como resultado, indicamos que a prática de DC fundamentada na abordagem dos 3MP possibilita criar um ambiente favorável à participação e motivação dos educandos nas atividades desenvolvidas, gerando momentos significativos para a reflexão sobre a vivência cotidiana e sua contextualização em direção à alfabetização científica. Também ressaltamos as contribuições deste processo tanto para a aprendizagem conceitual quanto para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Por fim, indicamos a importância de fomentar práticas de DC nos cursos de formação inicial de professores, incentivando a interlocução e interação efetiva entre docentes em atuação e licenciandos, integrando a escola e a universidade para a formação integral e crítica dos sujeitos.Downloads
Referências
Abreu, Josyane B., Ferreira, Darlene T., Freitas, Nádia M. S. (2017). Os três momentos pedagógicos como possibilidade para inovação didática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.
Assis, Rosivan S., Ribeiro, Alcione T., Giampedro, Renê A., Almeida, Leone A., Silva, Dalila A., Souza, Paulo R., Silva, Natiele, L., & Santos, Juscelia P. (2016). Oficinas temáticas em três momentos pedagógicos: uma experiência na educação não-formal em química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, Santa Catarina, 18.
Bego, Amadeu M., Oliveira, Ricardo C., & Corrêa, Roberta G. (2017). O papel da prática como componente curricular na formação inicial de professores de química: possibilidades de inovação didático-pedagógica. Química Nova Na Escola, 39(3), 250-260.
Benedetti Filho, Edemar, Rodrigues, Lorena A., & Fernandes, Isadora N. (2021). Feira de ciências: relação entre a extensão universitária e a formação docente. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, 5(2), 120-132.
Cândido, Sofia M., & Andrade, Joana J. (2019). Centro de ciências e universidade: reflexos das atividades na subjetividade do professor em formação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte, 12.
Carriello, Giovanni M., Pegoraro, Guilherme M., Batista, Jonata R. D., Fernandes Filho, Jorge, & Santos Junior, João B. (2021). Uma estratégia para o ensino de modelos atômicos baseada nos três momentos pedagógicos. Revista Debates em Ensino de Química, 7(1), 166–185.
Carvalho, Cíntia L., & SÁ, Luciana P. (2021). Espaços não formais e ensino de ciências: um olhar sobre o XII ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, Goiás, 13.
Chassot, Ático (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89–100.
Colpo, Camila C. (2019). Estratégias de leitura de textos de divulgação científica e a constituição docente de uma professora de química. Revista Insignare Scientia, 2(3), 48–55.
Colpo, Camila C., & Wenzel, Judite S. (2021). Estratégia de leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química como modo de potencializar a apropriação/significação conceitual, Revista Valore, 6, 290–300.
Crestani, Eva R. M. F., Locatelli, Aline, & Gomes, Vitória F. (2017). O ensino de química no paisagismo dos três momentos pedagógicos: uma análise das produções científicas. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(4), 113–135.
Cunha, Marcia B., & Dapieve, Diane. F. S. (2021). Utilização da divulgação científica na formação do professor de química. Tecné, Episteme y Didaxis, Número Extraordinário, 2531-2537.
Cutrim, Fiama M., Silva, Manuela C. M., Ramos, Emily C. S. S., Carvalho, Marise P., & Cavalcante, Kiany. S. B. (2021). Separação de misturas e meio ambiente: uma atividade experimental problematizadora. Revista Debates em Ensino de Química, 7(3), 40–57.
Dantas, Luiz F. S., & Deccache-Maia, Elaine (2020). Divulgação científica no combate às fake news em tempos de covid-19. Research, Society and Development, 9(7), 1-18.
Delizoicov, Demétrio, Angotti, José A. (1990). Física. São Paulo: Editora Cortez.
Delizoicov, Demétrio, Angotti, José A., & Pernambuco, Marta M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez.
Diniz, Francisco E., Silva, Clécio D. D., Bizerra, Ayla M. C., & Santos, Daniele B. (2021). A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente. Retratos da Escola, 15(31), 241-261.
Ferreira, L. N. A., & Queiroz, S. L. (2012). Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(2), 43–67.
Francisco Jr, Wilmo E., Ferreira, Luiz. H., & Hartwig, Dácio R. (2008). Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química nova na Escola, 30(4), 34-41.
Freire, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25ª ed.). São Paulo: Editora Paz e Terra.
Freire, Paulo (2011). Pedagogia do oprimido (50ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Freitas, Wélica P. S., München, Sinara, & Calixto, Vivian S. (2017). Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de química a partir do tema plásticos. Revista Debates em Ensino de Química, 2(2), 56–69.
Gaudêncio, Jéssica (2021). A alfabetização científica e o letramento científico frente às fake news do novo coronavírus. Educação, Cultura e Comunicação, 12(4), 413-425.
Gauthier, Clermont, Martineau, Stéphane, Desbiens, Jean-François, Malo, Annie, Simard, Denis (2013). Por uma teoria da pedagogia:pesquisas contemporâneas sobre o saber docente (3ª ed.). Ijuí: Editora Unijuí.
Gesser, Eduardo (2018). Os três momentos pedagógicos: uma análise das potencialidades a partir do tema geração de energia elétrica. Monografia (Conclusão do curso de Física), Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
Giacomini, Alexandre, & Muenchen, Crisstine (2015). Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação Em Ciências, 15(2), 339–355.
Gomes, Sheila F., Penna, Juliana C. B. O., &Arroio, Agnaldo (2020). Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação, 26, 1-13.
Guimarães, Luciana M., & Silva, Camila S. (2017). A performance como processo educativo na formação inicial de professores de química. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 11.
Klein, Sabrina G., Pereira, Diuliana N., & Muenchen, Cristiane (2021). Avaliação da aprendizagem na abordagem temática: um olhar para os três momentos pedagógicos. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 375-387.
Langhi, Rodolfo, Oliveira, Fabiana A., & Silva, Sioneia R. (2018). Os três momentos pedagógicos enquanto metodologia para a elaboração de uma sessão de planetário. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Londrina, Paraná, 5.
Lima, Guilherme S., & Giordan, Marcelo (2018). O movimento docente para o uso da divulgação científica em sala de aula: um modelo a partir da teoria da atividade. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 493–520.
Lima, Guilherme S., & Giordan, Marcelo. (2017). Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 1-23.
Lima, Luan S., Pereira, Antônio C. S., Aguiar, Ludimila K., &Sartori, R. A. (2019). Feira de ciências na escola: vivências do PIBID/química. Scientia Naturalis, 1(1), 84-89.
Locatelli, Aline, Crestani, Eva R. M. F., & Rosa, Cleci T. W. (2020). Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza: análise de um curso de formação continuada. Revista Insignare Scientia, 3(1), 188-213.
Ludke, Menga, & André, Marli E. D. A. (2012). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. SãoPaulo: Editora EPU.
Magalhães, Cíntia, Silva, Evanilda & Gonçalves, Carolina (2017). a interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 5(9), 14–28.
Marandino, Martha (2017). Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, 23(4), 811-816.
Marandino, Martha, Silveira, Rodrigo V. M., Chelini, Maria J., Fernandes, Alessandra B., Rachid, Viviane, Martins, Luciana C., Lourenço, Márcia F., Fernandes, José A, & Florentino, Harlei A. (2004). A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, Bauru, São Paulo, 4.
Martins, Joana L. C., & Braibante, Mara E. F. (2021). A utilização de textos de divulgação científica no ensino de química: um olhar para dissertações e teses brasileiras. Revista Debates em Ensino de Química, 7(1), 105–133
Monteiro, Bruno A. P., Martins, Isabel, Janerine, Aline S., Sanchez, Celso (2013). Compreendendo as relações colaborativas entre museus e centros de ciências e escolas, na perspectiva dos licenciandos em química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 9.
Morais, Chrysna G. P., & Carmo, Edinaldo M. (2018). A produção do saber docente na gestão da classe: narrativas de professores na formação inicial. Linguagens, Educação e Sociedade, (38), 312-339.
Muenchen, Cristiane, & Delizoicov, Demétrio (2012). A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 14(3), 199-215.
Oliveira, Yasmine F., & Mesquita, Nyuara A. S. (2021). Aulas experimentais como estratégia para discutir questões ambientais: caminhos para o engajamento dos estudantes do ensino médio. Revista Debates em Ensino de Química, 7(3), 137–155.
Oxford Dictionaries (2016). Word of the Year 2016. Recuperado de https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/.
Padrão, Maria R. A. V. (2019). A divulgação científica na fronteira entre espaço escolar e campo científico: o papel do professor da escola básica. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Paniz, Catiane M., Centa, Fernanda G., Araújo, Lais B., & Muenchen, Cristiane (2018). Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: o estudo da realidade e os temas geradores na educação em ciências. Reflexão e Ação, 26(2), 249-266.
Pistarini, Nara F., & Milaré, Tathiane (2019). Ensino de química em oficina temática: o que vai pelo ralo, rastros ambientais de produtos que consumimos. Revista Debates em Ensino de Química, 5(1), 32–41.
Pivaro, Gabriela F. (2019). A crença em uma terra plana e os ambientes virtuais: identificando relações e construções de conhecimento. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte, 21.
Rodrigues, Ana. C. S., & Nascimento, Andréa S. (2013). Apontamentos sobre a divulgação científica no currículo de formação inicial de professores. In: Congresso Nacional de Educação, Curitiba, Paraná, 11.
Rüntzel, Patrícia L. (2017). Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Santaella, Lucia (2018). A educação como antídoto às fake news. Revista E (25), 40-41.
Santos, Débora C., Tereski, Letícia, Soares, Débora P., Marques, Francisco A., & Aires, Joanez (2020). Experimentação problematizadora: análise de uma proposta para formação continuada de professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação Em Ciências E Educação Matemática, 4(1), 81–100.
Santos, Wildson L. P. (2011). A química e a formação para a cidadania. Educação Química, 22(4), 300–305.
Santos, Wildson L. P., & Maldaner, Otávio A. (2010). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí.
Saúl, Tamine S., Klein, Sabrina G, Durand, Ângela, Lindenmaier, Diogo, & Muenchen, Cristiane (2019). Formação docente a partir de uma adaptação dos três momentos pedagógicos: experiência em uma escola de Santa Maria-RS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte, 12.
Schneider, Taniani M., Paniz, Catiane M., Magoga, Thiago F., Ferreira, Marinês V., & Muenchen, Cristiane (2018). Os três momentos pedagógicos e a abordagem temática na educação em ciências: um olhar para as diferentes perspectivas. Ensino & Pesquisa, 16(1), 150-172.
Silva, Camila S. (2017a). A ludicidade como princípio formativo em uma prática de educação não formal envolvendo ciência e arte. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1), 114-125.
Silva, Camila S. (2017b). Impressões de pibidianas(os) em química sobre a experiência de visitar o museu Catavento. In: Lorenzetti, Leonir, Aires, Joanez A., Zimer, Tania T. B., & Silva, Luiza E. (org.). O PIBID na UFPR: socializando experiências. Toledo: Editora Vivens, 43-50.
Silva, Dalila A., Santos, Juscelia P., Ribeiro, Alcione T., Giampedro, Renê A., Almeida, Leone A., Souza, Paulo R., Natiele L., &. Assis, Rosivan S. (2016). A química do açúcar em um espaço não-formal: uma doce experiência. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, Santa Catarina, 18.
Silva, José A., & Kawamura, Maria R. D. (2001). A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 18(3), 317-339.
Silva, Maria C. B., & Leite, Raquel C. M. (2020). Formação de professores em museus de ciências: construindo o estado da questão. Atos de Pesquisa em Educação, 15(3), 695-717.
Sousa, Antônio C. L., & Feitosa, Edinilza M. A. (2021). Abordagem de fake news no ensino de química: concepções e práticas de professores. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1–12.
Souza, Carlos E., & Santaella, Lúcia (2021). Deepfakes Na Perspectiva Da Semiótica. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 23, 26-44.
Travassos, Renata, Anjos, Daniel M., Silva, Ronald S., Cherem, Kathleen M. P. L., Araújo, Ana B. V., Freitas, Ana C. S., Carneiro, Júlia V., & Ramos, Isalira P. (2020). Divulgação científica em tempos de pandemia: a importância de divulgar o fato em meio às fakes. Raízes e Rumos, 8(2), 231–239.
Versolato, Marina S, Graciano, Mariângela, & Izidoro, Emerson (2021). Divulgação científica e a formação inicial de professores(as): uma experiência no cárcere. ACTIO: Docência em Ciências, 6, (2), 1–26.
Vieira, Aletea C. (2019). Divulgação científica: possibilidades de inclusão na prática pedagógica de professores de química. (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil.
Wartha, Edson J., & Rezende, Daisy B. (2017). As representações no ensino de química na perspectiva da semiótica peirceana. Educação Química en Punto de Vista,1(1), 181-202.
Zimmer, Cínthia G. (2022). A química do banho de ouro em bijuterias: uma proposta de ensino baseada nos três momentos pedagógicos. Química Nova na Escola, 44(1), 76-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Bernardo Cavassani, Guilherme Seminatti , Thayná Victoria Nascimento, Fabricio Gonçalves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.