Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Formação de Professores, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

As atividades de divulgação científica (DC) são reconhecidas por sua contribuição à alfabetização científica na perspectiva da formação integral e para o pleno exercício da cidadania dos sujeitos. Por isso, é importante fomentar a compreensão dos aspectos envolvidos na organização e efetivação de práticas de DC em múltiplos espaços formativos, como também na formação inicial de professores de ciências. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir um relato de experiência de DC fundamentada na abordagem dos três momentos pedagógicos (3MP) em um espaço formal de ensino. As atividades foram organizadas e efetivadas por licenciandos em Química em uma escola pública de tempo integral no município de Catanduva-SP. Para a construção dos dados, utilizamos os materiais e recursos produzidos pelos educandos e licenciandos ao longo das atividades de DC e os registros de observação participante do processo. Como resultado, indicamos que a prática de DC fundamentada na abordagem dos 3MP possibilita criar um ambiente favorável à participação e motivação dos educandos nas atividades desenvolvidas, gerando momentos significativos para a reflexão sobre a vivência cotidiana e sua contextualização em direção à alfabetização científica. Também ressaltamos as contribuições deste processo tanto para a aprendizagem conceitual quanto para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Por fim, indicamos a importância de fomentar práticas de DC nos cursos de formação inicial de professores, incentivando a interlocução e interação efetiva entre docentes em atuação e licenciandos, integrando a escola e a universidade para a formação integral e crítica dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Thiago Bernardo Cavassani, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

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Guilherme Seminatti , Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

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Thayná Victoria Nascimento, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

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Fabricio Gonçalves Ferreira , Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

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Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Bernardo Cavassani, T., Seminatti , G., Victoria Nascimento, T., & Gonçalves Ferreira , F. (2024). Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 103–124. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais