A Aprendizagem de Conceitos Científicos por meio de Temas Geradores: Uma Construção pela CTSA
Palavras-chave:
Temas Geradores, CTSA, Inter, ContextualizaçãoResumo
É cada vez mais notória a necessidade de se pensar processos de ensino que proporcionem benefícios para a prática escolar, possibilitando o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, aprendizagem significativa e a promoção da interdisciplinaridade. Assim, é necessário fortalecer a aproximação entre educador e educando, a fim de se obter êxitos tanto nas formas de aprender como de ensinar. O objetivo deste trabalho é mostrar a partir de uma experiência realizada em período de estágio de Química Licenciatura os resultados do trabalho desenvolvido a partir de temas geradores envolvendo a temática CTSA. Retrata assim, o processo realizado com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, com os quais foi desenvolvida a proposta de ensino aqui relatada. O tema escolhido foi a construção de pontes, sendo colocado em prática de modo experimental, no formato de maquete. A partir da temática abordada e com a realização do experimento foram explorados os conceitos científicos visando a interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os resultados obtidos decorrem de uma análise qualitativa realizada a partir de pré e pós-testes aplicados aos estudantes. Em sua análise foi possível perceber a importância de trabalhar com temas geradores como forma de auxiliar na construção do conhecimento, visto que houve maior participação e relação de diversas disciplinas na discussão da atividade proposta. Também, a importância do processo reflexivo da práxis para a constituição do docente.Downloads
Referências
Aranha, Maria Lucia de A. (2006). Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna.
Auler, Décio (1998). Movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas em sua implementação no ensino de física, Em: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Florianópolis.
Bonatto, Andréia, Barros, Caroline Ramos, Gemeli, Rafael Agnoletto, Lopes, Tatiana Bica, & Frison, Marli Dallagnol (2012). Interdisciplinaridade No Ambiente Escolar. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.
Bordenave, J. D., & Pereira, A. M. (1999), Estratégias de ensino-aprendizagem. 20. ed. Petrópolis: Vozes.
Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN+ Ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília.
Brasil (2006). Orientações Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Brasília.
Cambi, Franco (1999). História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP.
Chassot, Attico I, Del Pino, J. C.; Schroeder, E. O, Salgado, Tania D. M., & Krüger, V. (1993). Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços na Escola, 10(3). pp. 47 - 53.
Chassot, Attico I. (2007). Educação conSciência. 2. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
Derivando a Matemática: A ponte de Tacoma Narrows - Ressonância e autovetores. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ponte-de-tacoma/ Acesso em: 07/12/2021.
Fernandes, M. L. M. (2008). O Ensino de Química e o Cotidiano. Curitiba: IBPEX.
Freire, Paulo (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Furlanetto, Ecleide C. (2014). Interdisciplinaridade: uma Epistemologia de Fronteiras. Em: Berkenbrock-Rosito, Margarete May, & Haas, Célia Maria. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, Rio de Janeiro: Wak Editora.
Gasparin, J. L. (2001). Motivar para aprendizagem significativa. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, 314, p. 8.
Maldaner, Otávio A. (2013). A formação inicial e continuada de professores de química: professor pesquisador. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí.
Praia, João, & Cachapuz, António (2005). Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista CTS, 6(2).
Santos, Wildson L. P., & Schnetzler, Roseli P. (2003). Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí.
Silva, Edson Diniz (2017). A Importância Das Atividades Experimentais Na Educação. Rio de Janeiro.
Wilsek, M. A. G, & Tosin, J. A. P. (2008). Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas, Campo Largo. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf>. Acesso em: dez. 2016.
Zimring, F (2010). Carl Rogers. Recife: Massangana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Taiane Bacega, Milene Fracasso Galvagni, Gisele Picinin, Lairton Tres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.