A Aprendizagem de Conceitos Científicos por meio de Temas Geradores: Uma Construção pela CTSA

Autores

  • Taiane Bacega Universidade de Passo Fundo
  • Milene Fracasso Galvagni Universidade de Passo Fundo
  • Gisele Picinin Universidade de Passo Fundo
  • Lairton Tres Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Temas Geradores, CTSA, Inter, Contextualização

Resumo

É cada vez mais notória a necessidade de se pensar processos de ensino que proporcionem benefícios para a prática escolar, possibilitando o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, aprendizagem significativa e a promoção da interdisciplinaridade. Assim, é necessário fortalecer a aproximação entre educador e educando, a fim de se obter êxitos tanto nas formas de aprender como de ensinar. O objetivo deste trabalho é mostrar a partir de uma experiência realizada em período de estágio de Química Licenciatura os resultados do trabalho desenvolvido a partir de temas geradores envolvendo a temática CTSA. Retrata assim, o processo realizado com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, com os quais foi desenvolvida a proposta de ensino aqui relatada. O tema escolhido foi a construção de pontes, sendo colocado em prática de modo experimental, no formato de maquete. A partir da temática abordada e com a realização do experimento foram explorados os conceitos científicos visando a interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os resultados obtidos decorrem de uma análise qualitativa realizada a partir de pré e pós-testes aplicados aos estudantes. Em sua análise foi possível perceber a importância de trabalhar com temas geradores como forma de auxiliar na construção do conhecimento, visto que houve maior participação e relação de diversas disciplinas na discussão da atividade proposta. Também, a importância do processo reflexivo da práxis para a constituição do docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aranha, Maria Lucia de A. (2006). Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna.

Auler, Décio (1998). Movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas em sua implementação no ensino de física, Em: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Florianópolis.

Bonatto, Andréia, Barros, Caroline Ramos, Gemeli, Rafael Agnoletto, Lopes, Tatiana Bica, & Frison, Marli Dallagnol (2012). Interdisciplinaridade No Ambiente Escolar. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.

Bordenave, J. D., & Pereira, A. M. (1999), Estratégias de ensino-aprendizagem. 20. ed. Petrópolis: Vozes.

Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN+ Ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília.

Brasil (2006). Orientações Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Brasília.

Cambi, Franco (1999). História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP.

Chassot, Attico I, Del Pino, J. C.; Schroeder, E. O, Salgado, Tania D. M., & Krüger, V. (1993). Química do Cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços na Escola, 10(3). pp. 47 - 53.

Chassot, Attico I. (2007). Educação conSciência. 2. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.

Derivando a Matemática: A ponte de Tacoma Narrows - Ressonância e autovetores. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ponte-de-tacoma/ Acesso em: 07/12/2021.

Fernandes, M. L. M. (2008). O Ensino de Química e o Cotidiano. Curitiba: IBPEX.

Freire, Paulo (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Furlanetto, Ecleide C. (2014). Interdisciplinaridade: uma Epistemologia de Fronteiras. Em: Berkenbrock-Rosito, Margarete May, & Haas, Célia Maria. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, Rio de Janeiro: Wak Editora.

Gasparin, J. L. (2001). Motivar para aprendizagem significativa. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, 314, p. 8.

Maldaner, Otávio A. (2013). A formação inicial e continuada de professores de química: professor pesquisador. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí.

Praia, João, & Cachapuz, António (2005). Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista CTS, 6(2).

Santos, Wildson L. P., & Schnetzler, Roseli P. (2003). Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí.

Silva, Edson Diniz (2017). A Importância Das Atividades Experimentais Na Educação. Rio de Janeiro.

Wilsek, M. A. G, & Tosin, J. A. P. (2008). Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas, Campo Largo. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf>. Acesso em: dez. 2016.

Zimring, F (2010). Carl Rogers. Recife: Massangana.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Bacega, T., Fracasso Galvagni, M. ., Picinin, G., & Tres, L. (2022). A Aprendizagem de Conceitos Científicos por meio de Temas Geradores: Uma Construção pela CTSA. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 133–145. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4820

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)