A Aprendizagem de Conceitos Científicos por meio de Temas Geradores: Uma Construção pela CTSA
Palavras-chave:
Temas Geradores, CTSA, Inter, ContextualizaçãoResumo
É cada vez mais notória a necessidade de se pensar processos de ensino que proporcionem benefícios para a prática escolar, possibilitando o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, aprendizagem significativa e a promoção da interdisciplinaridade. Assim, é necessário fortalecer a aproximação entre educador e educando, a fim de se obter êxitos tanto nas formas de aprender como de ensinar. O objetivo deste trabalho é mostrar a partir de uma experiência realizada em período de estágio de Química Licenciatura os resultados do trabalho desenvolvido a partir de temas geradores envolvendo a temática CTSA. Retrata assim, o processo realizado com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, com os quais foi desenvolvida a proposta de ensino aqui relatada. O tema escolhido foi a construção de pontes, sendo colocado em prática de modo experimental, no formato de maquete. A partir da temática abordada e com a realização do experimento foram explorados os conceitos científicos visando a interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os resultados obtidos decorrem de uma análise qualitativa realizada a partir de pré e pós-testes aplicados aos estudantes. Em sua análise foi possível perceber a importância de trabalhar com temas geradores como forma de auxiliar na construção do conhecimento, visto que houve maior participação e relação de diversas disciplinas na discussão da atividade proposta. Também, a importância do processo reflexivo da práxis para a constituição do docente.Downloads
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