Um Estudo sobre a Formação e a Profissionalização Docente em Química no Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5125Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Química, Políticas educacionaisResumo
Os programas de incentivo à formação docente, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP), foram pensados com o propósito de reduzir a distância entre a formação inicial e a prática em sala de aula a partir da articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Nesse contexto, essa pesquisa visa investigar, a partir dos depoimentos dos residentes, preceptores e docentes orientadores de um subprojeto de Química, se os objetivos propostos no PRP foram observados durante a vigência do primeiro edital (2018-2020). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com os sujeitos nos últimos meses de vigência do edital. Após o processo de análise e interpretação dos depoimentos, respaldados nos pressupostos da Análise de Conteúdo, foram construídas categorias de análise baseadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa e nos objetivos do PRP. Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, evidenciou-se pontos convergentes entre os objetivos e as atividades desenvolvidas, com destaque às ações de envolvimento e consolidação da profissionalização docente no âmbito do PRP. Desse modo, reforça-se a relevância de que os objetivos das ações propostas ao longo do desenvolvimento do programa sejam discutidos de maneira coletiva, a fim de efetivar as melhorias almejadas por meio do desenvolvimento do programa.Downloads
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