O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Formação de Professores em Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5539Palavras-chave:
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Estado do Conhecimento, Formação de ProfessoresResumo
O presente estudo refere-se a uma investigação em periódicos com relação à formação de professores e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), objetivando realizar uma revisão bibliográfica em periódicos da área de Ensino de Ciências/Química e nos eventos EDEQ (Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química) e ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) a respeito da formação docente em Química, com enfoque no conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC). O enfoque metodológico é descritivo, com abordagem quali-quantitativa, sendo a interpretação e a sistematização dos dados realizadas com base na Análise de Conteúdo. As revistas e os anais dos eventos, apresentaram 21 trabalhos que resultaram em 10 categorias, dentre elas a Formação de Professores e o Indícios do CPC, as quais possibilitaram discutir os resultados para compreender o que cada pesquisa abordava. Para tanto, ao verificar o total de trabalhos publicados nos últimos 5 anos/edições, percebe-se que as revistas e anais de eventos apresentaram um baixo quantitativo de trabalhos voltados a temática em investigação, mas que contribuiu à construção de conhecimentos ao tocante à formação docente.Downloads
Referências
Bardin, Laurence (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Baptista, Geilsa C. S. (2014). Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Interacções, 10(31).
Baptista, Geilsa C. S., & Nascimento, Janaina G. A. D. (2017). Formação de professores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19.
Bedin, Everton (2012). Formação de professores de química: um olhar sobre o PIBID da Universidade Federal de Uberlândia. 2012.
Bedin, Everton, & Cleophas, Maria G. (2022). An investigative study on teachers' level of expertise on the triad science-pedagogy-technology: evaluating Chemistry classrooms during the pandemic. Ciência & Educação (Bauru), 28.
Bedin, Everton, & Del Pino, José C. (2018a). Situação de estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das rodas de conversa. Educar em Revista, 34, 293-309.
Bedin, Everton, & Del Pino, José C. (2018b). Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. Revista de Educação Pública, 27(66), 975-996.
Castro, Pablo M. A., & Leal, Sérgio, H. (2014). A importância do conhecimento do conteúdo para o conhecimento pedagógico do conteúdo: um estudo de caso para o ensino de Lei de Hess. Anais do XVII ENEQ, 1745-1754.
Cleophas, Maria G., & Bedin, Everton (2022). Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. RENOTE, 20(1), 399-408.
Cortes, Lailton P., & Sá, Luciana P. (2017). Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19.
Crispim, Claudia V., & Sá, Luciana P. (2019). O conhecimento pedagógico do conteúdo no desenvolvimento de ações voltadas à formação inicial de professores de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 18(3), 543-561.
Curcio, Rafaela L., & Fávero, Cristina H. (2020). A importância do PIBID na formação e prática docente. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 10(23).
Dunker, Eduardo B., & Bedin, Everton (2021). A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba: possíveis aproximações. Educação Química en Punto de Vista, 5(2).
Fernandez, Carmen (2011). PCK-Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, 1-12.
Fernandez, Carmen (2015). Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 500-528.
Goes, Luciane F. D., & Fernandez, Carmen (2018). Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 17(1), 94-118.
Nogueira, Keysy S. C., & Fernandez, Carmen (2019). Estado da arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 21.
Freire. Leila I. F., & Fernandez, Carmen. (2014). Aspectos da ação formativa de professores do ensino superior incorporados ao PCK de seus licenciandos. Anais do XVII ENEQ, 2014.
Garelli, Fernando, Mengascini, Adriana, Cordero, Silvina, & Dumrauf, Ana (2017). Formación docente y representaciones sobre salud: caminos para la educación en salud desde una mirada crítica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 19.
Girotto Júnior, Gildo, & Fernandez, Carmen (2012). Investigando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: da formação inicial a atuação profissional. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.
Goes, Luciane F., Leal, Sérgio, Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora experiente em uma disciplina de Química Geral em nível superior. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.
Guidotti, Charles S., & Heckler, Valmir (2018). Abordagens investigativas na formação de professores de ciências e matemática: interlocuções com estudos publicados no Brasil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 20.
Monteiro, Sabrina, Giongo, Ieda M., Pissaia, Luis F., Lorenzon, Mateus, & Martins, Silvana N. (2017). Contribuições do PIBID na formação docente: enunciações de uma “pibidiana”. Revista Caderno Pedagógico, 14(3).
Montenegro, Vanda L. D. S., & Fernandez, Carmen (2014). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Um olhar a partir de uma intervenção formativa com professores de Química. Anais do XVII ENEQ, 1897- 1907.
Montenegro, Vanda L. D. S., & Fernandez, Carmen (2015). Processo reflexivo e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo numa intervenção formativa com professores de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17, 251-275.
Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UFSM), 40(1), 101-116.
Nogueira, K. S. C. (2018). Reflexos do PIBID na prática pedagógica de licenciandos em Química envolvendo o conteúdo oxirredução. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). O CPC de um professor do Ensino Superior sobre conceitos de “Cinética Enzimática”. Anais do XVI ENEQ.
Novais, Robson M., Galvão, Cecília, & Fernandez, Carmen (2016). Um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de" cinética enzimática" de um professor do Ensino Superior por meio das suas narrativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(1).
Oliveira, Caroline B. D., & Gonzaga, Amarilso M. (2012). Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), 18, 689-702.
Oliveira Junior, Milton M., Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). O instrumento “CoRe” como atividade didática para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.
Pitanga, Ângelo F., & Araujo, Maria I. O. (2014). O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) sobre as Questões Ambientais em um professor universitário. Anais do XVII ENEQ, p. 2125-2135.
Rodríguez, Andrei S. M., & Massena, Elisa. P. (2020). Cooperação latino-americana para a formação de professores de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22.
Santos, Armando G. F., Queiroz, Glória R. P. C., Domingos, Patrícia, & Catarino, Giselle F. C. (2019). A formação de professores de ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: pelos caminhos da co-docência. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21.
Santos, Jamesson M., Pitanga, Ângelo F., Santos, Lenalda D., & Almeida, Michelle V. V. (2014). Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em Química sobre Cinética Química. Anais do XVII ENEQ, 4761-4771.
Shulman, Lee S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.
Shulman, Lee S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14.
Silva, Arilson S., & Bedin, Everton (2022a). Estudo Secundário: Estado do Conhecimento sobre PCK de professores de química em trabalhos da BDTD. Revista Prática Docente, 7(1), e026.
Silva, Arilson S. (2022). O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas. 2022. 158 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Silva, Roger M. D., & Gehlen, Simoni T. (2016). Investigação temática na formação de professores de ciências em Pau Brasil-BA: Compreensões acerca de um tema gerador. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 147-169.
Silva, Boniek V. C., & Martins, André F. P. (2019). O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(3), 735-768.
Silva, Arilson S., Siqueira, Lucas E., & Bedin, Everton (2021). Base Conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências Exatas. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, 1, 136-151.
Trespach, Rubia R., Guntzel, Bruno, & Bedin, Everton (2016). Análise química sobre ferramentas tecnológicas para ensinar química na Educação Básica à alunos surdos. Tecné, Episteme y Didaxis.
Trujillo, Carlos H. Z. (2017). O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) do professor de química e seu desenvolvimento a partir da reflexão sobre os modelos de ligação química e sua modelagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arilson Silva, Everton Bedin, Gabriela Meroni Toledo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.