Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729

Palavras-chave:

Cinética Química, Recursos Tecnológicos, Ensino Colaborativo, Ensino de Química

Resumo

Este artigo, recorte de uma Dissertação, busca apresentar e analisar uma sequência de atividades para o ensino de Cinética Química que visa o desenvolvimento dos conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais por meio da utilização das tecnologias digitais. Metodologicamente, o estudo de natureza básica e procedimento participante com abordagem qualitativa, foi realizado com 20 alunos do curso de formação de docentes integrado de um colégio estadual no Estado do Paraná. As atividades foram desenvolvidas em oito aulas e foram baseadas na análise descritiva-analítica das informações coletadas pelo pesquisador no diário de bordo. Os resultados, interpretados de forma construtiva-indutiva, mostram que os alunos participaram ativamente do trabalho colaborativo e que os recursos tecnológicos, como simuladores, vídeos e QRCodes, foram fundamentais para a mobilização dos conhecimentos atitudinais, procedimentais e conceituais em Cinética Química. Como limitações, aponta-se o tamanho da amostra, a forma única de constituição de dados e o momento de aplicação da pesquisa.

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Biografia do Autor

Daniel Alexandre Afonso, UFPR

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Arilson Silva, Universidade Federal do Paraná

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Everton Bedin, UFPR

Doutor em Educação em Ciências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Afonso, D. A., Silva, A., & Bedin, E. (2024). Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 153–170. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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