Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729Palavras-chave:
Cinética Química, Recursos Tecnológicos, Ensino Colaborativo, Ensino de QuímicaResumo
Este artigo, recorte de uma Dissertação, busca apresentar e analisar uma sequência de atividades para o ensino de Cinética Química que visa o desenvolvimento dos conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais por meio da utilização das tecnologias digitais. Metodologicamente, o estudo de natureza básica e procedimento participante com abordagem qualitativa, foi realizado com 20 alunos do curso de formação de docentes integrado de um colégio estadual no Estado do Paraná. As atividades foram desenvolvidas em oito aulas e foram baseadas na análise descritiva-analítica das informações coletadas pelo pesquisador no diário de bordo. Os resultados, interpretados de forma construtiva-indutiva, mostram que os alunos participaram ativamente do trabalho colaborativo e que os recursos tecnológicos, como simuladores, vídeos e QRCodes, foram fundamentais para a mobilização dos conhecimentos atitudinais, procedimentais e conceituais em Cinética Química. Como limitações, aponta-se o tamanho da amostra, a forma única de constituição de dados e o momento de aplicação da pesquisa.Downloads
Referências
Andrade, Maria M. (2002). Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. Ed. São Paulo: Atlas.
Barton, Edward. J., & Ascione, Felip R. (1984). Direct observation. Child behavioral assessment: Principles and procedures, 166-194.
Bedin, Everton., & de Almeida, Caroline. M. M. (2021). Facebook Como Proposta Didático-Pedagógica Para A Emersão Dos Conteúdos Conceituais, Procedimentais E Atitudinais No Ensino De Química. Revista Prática Docente, 6(2), e057-e057. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e057.id963
Bedin, Everton. (2021). Como ensinar química?. Revista Diálogo Educacional, 21(69), 985-1011. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO09
Bedin, Everton., & Del Pino, José C. (2016). Tecnologias no Ensino de Química: Uma Avaliação Neurocientífica para os Processos de Ensino e Aprendizagem. Revista Debates em Ensino de Química, 2(1), 31-40. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1276/1036. Acesso em: 21 Abr. de 2022.
Coll, César., & Valls, Enric. (1998). A aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: Coll, César., Pozo, Juan I., Sarabia, Barnabé., & Valls, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed.
Danna, Marilda F., & Matos, Maria A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon.
Da Silveira, Willian P. O., & Bedin, Everton. (2022). Aprender pela pesquisa centrada no aluno: um movimento para desenvolver os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 5(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12643
Guimarães, Eliane M., & Falcomer, Viviane A. (2013). Conteúdos atitudinais e procedimentais no ensino da metamorfose de borboletas. Enseñanza de las Ciencias, (Extra), 02292-2296. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap2292.pdf. Acesso em: 22 abr. de 2023.
Martín, José., & Porlán, Rafael. (1997). El diario del profesor. Un Recurso para la Investigación en el Aula. Díada Editora.
Pozo, Juan I., & Crespo, Miguel Á. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico.
Rosenthal, Gabriele. (2014). Pesquisa social interpretativa: uma introdução. Edipucrs.
Silva, Raquel T. D., Cursino, Ana. C. T., Aires, Joanez. A., & Guimarães, Orliney M. (2009). Contextualização e experimentação uma análise dos artigos publicados na seção" experimentação no Ensino de Química" da revista Química Nova na Escola 2000-2008. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 11, 277-298. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110206
Vieira, Marcelo M. F., & Zouain, Deborah M. (2005). Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. FGV.
Xavier, Rodrigo A., Arrais, Antonio A. M., Guimarães, Eliane M., Silva, Delano M. S., & Falcomer, Viviane A. S. (2017). Conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de ciências: uma revisão de literatura em publicações brasileiras (1998-2015). Revista de Educação, Ciências e Matemática, 7(2). Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4075. Acesso em: 22 abr. de 2023.
Zabala, Antoni., & Arnau, Laia. (2015). Como aprender e ensinar competências. Penso Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Alexandre Afonso, Arilson Silva, Everton Bedin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.