Mangá Dr. Stone como Estratégia de Atividade Lúdica para o Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5787

Palavras-chave:

Mangá, Proposta lúdica, Ensino de Química, Eletroquímica

Resumo

Entendendo que o ensino de ciências da natureza nas escolas por muitas vezes pode ser maçante, repetitivo e cansativo, este artigo apresenta uma proposta pedagógica-lúdica complementar que auxilia de forma criativa o docente no ensino de química, ao tocante do desenvolvimento dos conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Essa atividade consiste na utilização de cenas do mangá Dr. Stone e das experiências químicas que povoam as histórias, aproveitando o conhecimento científico presente, para apresentar aos alunos o conceito de oxirredução, bem como viabilizar o interesse em aprender química e aprimorar o Letramento e a Alfabetização Científica conforme propõe a BNCC, ressaltando os benefícios que uma atividade lúdica pode trazer ao desenvolvimento cultural, social e pessoal do sujeito. Ademais, pontua-se as facetas do real e da ficção, além da importância do trabalho lúdico e do uso de métodos e de estratégias alternativas para escapar do ensino tradicional que tende a ser monótono e pouco atrativo.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Silva, L. de O. da, Ferraz, V. G. ., & Bedin, E. (2023). Mangá Dr. Stone como Estratégia de Atividade Lúdica para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 40–55. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5787

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química