Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675

Palavras-chave:

Materiais Didáticos., Química., Ensino remoto emergencial., REANP.

Resumo

Este artigo objetivou investigar, de forma qualitativa, os materiais didáticos de química da rede pública estadual de Minas Gerais, que foram utilizados durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Nesse período de ensino remoto emergencial, aulas e materiais didáticos foram ofertados por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e outros meios, mantendo as escolas em funcionamento. Em Minas Gerais, as ações de educação ocorreram no que se chamou de Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), com carga horária válida para o ano letivo. Os materiais didáticos e recursos que compuseram a ação nomeada Estude em Casa, foram: Planos de Ensinos Tutorados (PET), Aplicativo Conexão Escola e o Programa Se Liga na Educação. Neste artigo, foram analisados os materiais produzidos para as primeiras quatro semanas letivas de 2020. O PET é uma apostila de conteúdo teórico que, por não apresentar conteúdos inclusivos, se tornou seletivo, não alcançando de forma igualitária alunos com necessidades especiais. O aplicativo Conexão Escola inicialmente apresentou diversas limitações, que foram aperfeiçoadas aos poucos, mudando suas interfaces e permitindo o acesso ao Google Sala de aula. Por fim, as videoaulas analisadas, apesar de apresentarem alguns erros conceituais, tinham o acompanhamento de um tradutor de Libras e, provavelmente, significaram um apoio aos alunos. Os materiais analisados foram desenvolvidos em curtíssimo período, mas consideramos que significaram uma importante ação do governo de Minas Gerais. Além disso, compreende-se que uma melhor comunicação entre a Federação e os Estados poderia ter auxiliado a produzir materiais mais democráticos e de melhor qualidade.

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Biografia do Autor

Isabella Balducci Rezende, Universidade Federal de Itajubá

UNIFEI

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora adjunta 4 - nível C na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atuando no ensino de graduação presencial e a distância desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino e Formação de Professores. É membro fundadora, foi vice-presidente (2018-2021) e é a atual I secretária do Instituto Sua Ciência, no qual coordena o projeto Química na Prática (trabalho voluntário). Atua na coordenação pedagógica do Cursinho de Acesso Popular de Itajubá, CAPI (trabalho voluntário). Tem realizado orientações com interesse na permanência e evasão nos cursos de licenciatura em física a distância e licenciatura em química; formação de professores e uso das tecnologias digitais em sala de aula. Orienta alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica nos cursos de licenciatura em química e em física a distância. Coordenou e participou de diversos projetos de extensão. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências - TeCDEC. Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 2014 a 2019. Atuou como coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância de 2014 a 2018. Foi professora substituta na UFMG e na UERJ. No Ensino Médio, lecionou química por 15 anos. É doutora em Ciências (USP-2014), mestre em Educação (UFMG-2003), especialista em Ensino de Ciências (UFMG-1999), licenciada em Química (Utramig-1996) e bacharel em Engenharia Química (UFMG-1992).

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Balducci Rezende, I., & Furlani, J. M. S. (2023). Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 384–398. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675

Edição

Seção

Especial SMEQ