Materiais Didáticos de Química e a Pandemia de COVID-19: Uma Análise Documental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5675Palavras-chave:
Materiais Didáticos., Química., Ensino remoto emergencial., REANP.Resumo
Este artigo objetivou investigar, de forma qualitativa, os materiais didáticos de química da rede pública estadual de Minas Gerais, que foram utilizados durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Nesse período de ensino remoto emergencial, aulas e materiais didáticos foram ofertados por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e outros meios, mantendo as escolas em funcionamento. Em Minas Gerais, as ações de educação ocorreram no que se chamou de Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), com carga horária válida para o ano letivo. Os materiais didáticos e recursos que compuseram a ação nomeada Estude em Casa, foram: Planos de Ensinos Tutorados (PET), Aplicativo Conexão Escola e o Programa Se Liga na Educação. Neste artigo, foram analisados os materiais produzidos para as primeiras quatro semanas letivas de 2020. O PET é uma apostila de conteúdo teórico que, por não apresentar conteúdos inclusivos, se tornou seletivo, não alcançando de forma igualitária alunos com necessidades especiais. O aplicativo Conexão Escola inicialmente apresentou diversas limitações, que foram aperfeiçoadas aos poucos, mudando suas interfaces e permitindo o acesso ao Google Sala de aula. Por fim, as videoaulas analisadas, apesar de apresentarem alguns erros conceituais, tinham o acompanhamento de um tradutor de Libras e, provavelmente, significaram um apoio aos alunos. Os materiais analisados foram desenvolvidos em curtíssimo período, mas consideramos que significaram uma importante ação do governo de Minas Gerais. Além disso, compreende-se que uma melhor comunicação entre a Federação e os Estados poderia ter auxiliado a produzir materiais mais democráticos e de melhor qualidade.Downloads
Referências
Agência Minas. (2020). Secretária de Educação detalha Regime de Estudo não Presencial na rede estadual de ensino. Disponível em https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/secretaria-de-educacao-detalha-regime-de-estudo-nao-presencial-na-rede-estadual-de-ensino
Arruda, Eucídio P. (2020). Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, 7(1), 1-19.
Bernardo, Saulo F. (2017). Contribuições do google sala de aula para o ensino de idiomas: relato de experiência. In: Anais do XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação.
Brasil (1996). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Brasil (2017). Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm.
Brasil (2019). Resolução n° 470, de 27 de junho de 2019. Brasília. Disponível em:
https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/mpb-mg-resolucao-n-470-de-27-6-2019-curriculo-referencia-de-mg-607d841362326-pdf?query=Curr%C3%ADculos
Brown, Theodore L., LeMay, Eugene H., Bursten, Bruce E. (2007). Química, a ciência central. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall.
Cabral, Wallace A. (2022). Narrativa docente de química: uma análise das vivências de ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Humanidades e Tecnologias. 35(2), 7-19.
Cavalcante, Marta S. A., & Jiménez, Luis O. (2020). Educação inclusiva em tempos de pandemia. In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação.
Couto, Edvaldo S., Couto, Edilece S., & Cruz, Ingrid M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: Educação Na Pandemia Da COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 200–217.
Creswell, John W. (2007). Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
De Pierro, Bruno (2020). Para além da sala de aula: fechamento das escolas e universidades durante a pandemia de COVID-19 traz à tona debate sobre educação à distância. Revista Fapesp, 292(87).
Francisco, Wilmo. E. J. (2008). Uma Abordagem Problematizadora para o Ensino de Interações Intermoleculares e Conceitos Afins. Química Nova na Escola, 1(29), 20-24.
G1. (2020). Estudantes, pais e professores narram apagão do ensino público na pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/21/estudantes-pais-e-professores-narram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia-em-7-estados-e-no-df-atividade-remota-nao-vai-contar-para-o-ano-letivo.ghtml.
Hodges, Charles, Moore, Stephanie, Lockee, Barb, Trust, Torrey, & Bond, Aaron (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 27(1).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2020). Resumo Técnico do Estado de Minas Gerais – Censo da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-estado-de-minas-gerais-2013-censo-da-educacao-basica-2020.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2021). Censo da Educação Básica de 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf.
Kripta, Rosana M. L., Scheller, Morgana, Bonotto, Danusa L. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones. 14(2), 55-73.
Minas Gerais. (2020a). Decreto nº 113, de 12 de março de 2020. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/coronavirus-legislacoes/Decreto_113-de-12.03.2020-declara-Situacao-de-Emergencia.pdf
Minas Gerais. (2020b). Decreto nº 47.886, de 15 de março de 2020. Disponivel em: https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/coronavirus-legislacoes/Decreto_47886.2020-medidas-de-prevencao.pdf
Minas Gerais. (2020c). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 1 de 15 de março de 2020. Disponível em:
http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-01-2020-15-de-marco-2020.pdf
Minas Gerais. (2020d). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 18 de 22 de março de 2020. Disponível em:
http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-18-DE-22-DE-MARCO-DE-2020.pdf
Minas Gerais. (2020e). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 26 de 08 de abril de 2020. Disponível em:
http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/instrumentos-normativos/DELIBERACAO-DO-COMITE-EXTRAORDINARIO-COVID-19-N-26-DE-08-DE-ABRIL-DE-2020.pdf
Minas Gerais. (2020f). Resolução da Secretaria de Estado da Educação (SEE)n° 4310 de 17 de abril de 2020. Disponivel em: https://srepousoalegre.educacao.mg.gov.br/index.php/9-noticias/156-resolucao-see-n-4-310-2020
Monteiro, Ivone G., & Justi, Rosária S. (2000). Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em ensino de ciências, 5(2), 67-91.
Moreira, Marco A. (2016). Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos. Porto Alegre: UFRGS.
Neta, Adelaide D. S. O., Nascimento, Romária D. M., & Falcão, Giovana. M. B. (2020). A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de Covid-19: a invisibilidade dos invisíveis. Interacções, 16(54), 25-48.
Oliveira, Jéssica C., Pereira, João P. M., Rezende, Henrique P., & Marques, Deividi M. (2021). Regime especial de atividades não presenciais em Minas Gerais: PET química e a BNCC. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas-GO.
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - UNESCO (2020). Educação: do fechamento das escolas à recuperação. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/covid-19/education-response.
Organização Mundial de Saúde - OMS (2020). Folha Informativa COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19.
Superintendência Regional de Ensino - SRE (2020). PETs - Planos de Estudos Tutorados – SEEMG. Disponível em: https://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/index.php/8-institucional/262-pets-planos-de-estudos-tutorados-seemg
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Balducci Rezende, Juliana Maria Sampaio Furlani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.