Ensino de Química e o surdo: o que diz a produção acadêmica e os professores?

Autores

  • Gleyvison César Paixão UFRPE
  • Marília Gabriela Guedes UFPE

Palavras-chave:

Ensino de Química, Surdos, Ensino inclusivo.

Resumo

A partir da compreensão da necessidade e importância de aprofundarmos a discussão sobre o tema “ensino de química e surdos”, este trabalho tem como objetivo compreender quais as principais questões que emergem deste debate nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no chão da escola. Para tanto, realizamos a pesquisa bibliográfica nos artigos publicados no ENEQ, no período de 2010 a 2018, e a pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas aplicadas a cinco professores que trabalham no cotidiano escolar com estudantes surdos. Para a organização e o tratamento dos dados, utilizamos a Análise Temática tendo como referência Bardin (2008). Os resultados trazem elementos que podem subsidiar o trabalho docente e a orientação para elaboração de políticas comprometidas com a educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleyvison César Paixão, UFRPE

Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013). Participante bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) 2014-2015. Participante aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFPE/CNPq) 2015-2017. Participante nos anos 2013-2014 do GEPAR- Grupo de Estudos e Pesquisas e Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (UFPE). Mestrando em Ensino das Ciências UFRPE (2020 - atual).

Marília Gabriela Guedes, UFPE

Possui graduação em Licenciatura em Química e mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Tem estudos e experiência em Educação, com ênfase em áreas ligadas aos temas: formação de professores, ensino de química,currículo e Pedagogia Paulo Freire. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

Albres, Neiva D. A. (2005). A educação de alunos surdos no Brasil do final da década de 1970 a 2005: análise dos documentos referenciadores. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190866

Bardin, Laurence. (2008) Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Borges, F. A. (2013). A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras (Doctoral dissertation, UEM).

Decreto-Lei n. 5.626 (2005). Regulamenta a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras, e o art. 18 da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília. Recuperado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm

Carmo, Kácia Araújo do; Farias, Sidilene Aquino de. (2018). Educação Inclusiva e aulas de Química: características de estudantes surdos no Ensino Médio regular. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco. Brasil. Disponível em:

Carvalho, Vinicius da Silva; César, Eloi Teixeira; Reis, Ivone Freitas; Borges, Maria Aparecida; Lessa, Sâmela. (2016). A elaboração de material didático sobre o conteúdo de ligações químicas, iônica e covalente, voltado para o ensino do aluno surdo: uma proposta de sinais. In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0154-2.pdf

Ciccone, Marta (1990). Comunicação total: introdução, estratégia, a pessoa surda. Rio de Janeiro: Cultura Médica.

Costa, Juliana P. B. (2008). História, sentidos e identidade do sujeito surdo na vivência de imaginários cristalizados. Revista Eutomia, 1(1), 513-524.

Faria, Wagner Digon; Pereira, Lidiane de Lemos Soares. (2018) Os processos de transformação no cotidiano dos surdos”: Análise de uma sequência didática. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Pernambuco. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Fernandes, Jomara Mendes; Reis, Ivoni de Freitas; Neto, Waldmir Nascimento de Araújo. (2018) uma revisão das publicações nacionais que versam sobre semiótica, multimodalidade e ensino de química no processo educacional do aluno surdo. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Pernambuco. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Fonseca, João José. S.(2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

Guarinello, Ana Cristina. (2007). O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus.

Gesser, Audrei. (2009). Libras? Que língua é essa? São Paulo: Parábola.

Gil, Antônio Carlos. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Goldfeld, Maria. (1997) A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus.

Lodi, A. C. B. (2013). Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, 39(1), 49-63.

Luca, Anelise Grünfeld; Lacerda, Lúcia Loreto; Lazzaris, Maika, Janine. (2016). A produção de recursos didáticos para possibilidades interdisciplinares no curso de licenciatura em Química - IF Catarinense /Campus Araquari. In XVIII Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1475-2.pdf

Machado, Raquel Brusco; Souza, Diogo Onofre Gomes. (2014). Tenho um estudante surdo. E agora como ensinar química? In XVII Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto, Brasil. Disponível em: file:///C:/Users/vando/Downloads/7518-21711-1-PB.pdf

Marques, Ronaldo Henrique Souza. (2016). Materiais de suporte no ensino de química para surdos? In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0436-1.pdf

Oliveira, Aline P.; Mendonça, Nislaine C. S.; Canavarro Benite. (2016). O ensino de química para alunos surdos: Conceito de misturas no ensino de ciências. In XVIII Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2168-1.pdf

Oliveira, Lucas Rodrigues de; Monteiro, Regina de Fátima Freire Valentim; Rosário, Lucas Oliveira do; Francelino, Isabele da Silva; Nascimento, Mileny Ferreira; Silva, Bruno Enedino de Oliveira. (2018). TIC e LIBRAS: uma análise de aplicativos de LIBRAS por licenciandos em Química do IFPB - campus João Pessoa/PB. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Pereira, Lidiane de L. S; Curado, Thalita C.; Nogueira, Newton da R.; Sousa, Marcos M. de; Benite, Anna M. C. (2018). Análise do Perfil Linguístico de Bilíngues Surdos de uma cidade de Goiás. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Perovano, Laís; Silva, Albano Neto; Pontara, Amanda B.; Mendes, Ana Nery. (2016). Tato e Visão: sentidos explorados na aprendizagem de mudança de estado físico da matéria por alunos cegos e surdos. In XVII Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0857-2.pdf

Philippsen, Eleandro Adir; Gauche, Ricardo; Tuxi, Patrícia; Felten, Eduardo Felipe. (2018). Ensino de Química e Codocência: Interdependência Docente/Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais. In XIX Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Brasil. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_2/08-RSA-45-18.pdf

Pinto, Elaine Suely Da Silva; Oliveira, Ana Carolina G. (2012) Ensino de Química para surdos na perspectiva de alunos surdos, professor, intérprete e coordenação. In XVI Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador, Brasil. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7518

Queiroz, Thanis G. B; Silva, Diogo Francisco; Macedo, Karlla Gonçalves; Canavarro Benite, A. M. C. (2010) Ensino de ciências/química e surdez: o direito de ser diferente na escola. A importância da abordagem no processo de inclusão de alunos surdos no ensino de Química. In XV Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília, Brasil. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0737-1.pdf

RIBEIRO, FERNANDA J.; PINHEIRO BÁRBARA C. S.; MORADILLO EDILSON F. (2016). Análise de textos do ENEQ sobre a Educação Inclusiva para surdos a partir da perspectiva Histórico-Cultural. In XVIII Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1701-1.pdf

Ribeiro Razuck, Renata C. S.; Barcellos Razuck, Fernando. (2010). A importância da abordagem no processo de inclusão de alunos surdos no ensino de Química. In XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília, Brasil. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0292-1.pdf

Rocha Leite, Élida R. O.; Leite Bruno S. (2012). O Ensino de Química para Estudantes Surdos: A Formação dos Sinais. In XVI Anais Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador, Brasil. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj_jd7KwNfsAhUmD7kGHeW1BLYQFjACegQIAhAC&url=https%3A%2F%2Fportalseer.ufba.br%2Findex.php%2Fanaiseneq2012%2Farticle%2Fdownload%2F7562%2F5801&usg=AOvVaw1BLuBNmasGVLruyBra2zSH

Rosário, Lucas Oliveira do; Lima, Fernanda Rodrigues de; Correia, Davi Vieira; Souza, Niely Silva de; Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves de. (2018) O uso da experimentação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no ensino de Química, para estudantes surdos e ouvintes de um curso técnico profissionalizante. In Anais XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Sassaki, Romeu K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA.

Santos, Wildson L. P.; Maldaner, Otavio A. (2011). A Diversidade para aprender conceitos científicos: a ressignificação do ensino de ciências a partir do trabalho pedagógico com alunos cegos. In: Santos, Wildson L. P.; Maldaner, Otavio A. Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, p.331-365.

Santos, Zequeli. V.; Junior Guilard, Felicio. (2014). A Química nas mãos e no olhar de quem não ouve. In Anais XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1701-1.pdf

Silva, J. S.; Santos, Rosilene M.; Ribeiro, Sandra C. de M.; Pereira, Lidiane de L. S.; Machado Benite, C. R.; Canavarro, Benite A. M. (2016) PIBID: A experimentação no ensino de química para surdos. In Anais XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0106-1.pdf

Sofiato, Cassia. G., &Reily, Lucia Helena. (2011). "Compañeros de infortunio": la educación de “sordos-mudos" y el repetidor Flausino da Gama. Revista Brasileira de Educação, 16(48), 625-640.

Souza, Barbara Vieira de; Franco, Carlos Alberto. (2018). Contribuições para o Entendimento da Cultura Surda na Formação de Professores de Química. In Anais XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. Rio Branco, Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZYO7Np1-a6aHMJYwCyIJscRimqxVSYny/view?usp=sharing

Souza, Soraia Carvalho; Amaro, Ambrozina Laura M.; Trajano, Luciano L.; Lima, Ilauro S.; Silva, Marília Félix; Filho Dantas, Franscisco F. (2012). Diagnóstico e Avanço no Ensino de Química para os Surdos na Cidade de Patos/PB. In Anais XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador, Brasil. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7534

Souza, Paulo Vítor T.; Salles, Paulo; Gauche, Ricardo. (2016). Elementos para a elaboração de uma estratégia didática para o ensino de química, destinada ao aprendizado de surdos e ouvintes, baseada em Raciocínio Qualitativo. In Anais XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/lista_area_IP.htm

Vertuan, Greice S.; Andrade, Joana De Jesus. (2016). Análise da produção de trabalhos relacionados com o Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para alunos surdos. In Anais XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2019-2.pdf

Zajac, Silvania; Ceridório, Lucineia F.; Lourenço, Ana Valéria. S.; Abe, Claudia N.; Vinhato, Elisangela. (2016) Experimentos de Química aplicados no I Encontro de Surdos com a Ciência: uma reflexão para a atuação docente. In Anais XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Santa Catarina, Brasil. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1529-1.pdf

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Paixão, G. C., & Guedes, M. G. (2021). Ensino de Química e o surdo: o que diz a produção acadêmica e os professores?. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 91–104. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3927

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química