História das Ciências Africana e Afro-Brasileira, uma Perspectiva Decolonial no Ensino de Química Pautado na Lei 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5891Palavras-chave:
História das Ciências Africana e Afro-brasileira, Lei 11.645/2008, Decolonial, Ensino de QuímicaResumo
A lei 11.645/2008 foi um grande avanço no que diz respeito ao ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Todavia a mesma ainda encontra dificuldades de ser implementada, por diversos fatores. Tradicionalmente, o Ensino de Química reproduz uma ciência majoritariamente eurocêntrica, contribuindo para a manutenção das relações de colonialidade, dessa forma, invisibilizando os atores negros no fazer e produzir ciências. O objetivo principal deste estudo refere-se a reflexão sobre a promoção de uma História das Ciências Africana e Afro-brasileira no Ensino de Química através da historiografia cultural das ciências, de forma a analisar possibilidades de promoção da lei 11.645/2008. Este estudo apresenta abordagem teórica e qualitativa através da pesquisa bibliográfica. Como resultados esperados, destacamos que, através de uma Historiografia Cultural das Ciências podemos desenvolver o que chamamos de História das Ciências Africana e Afro-brasileira para trilhar um possível caminho para aplicação da lei 11.645/2008 e, consequentemente, propor um Ensino de Química mais crítico e emancipador rompendo com as colonialidades do poder, do ser e do saber através da visibilização daqueles que foram invisibilizados nas ciências, promovendo uma forma de dar voz àqueles que tiveram suas vozes silenciadasDownloads
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