Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651

Palavras-chave:

POGIL, Processo ensino-aprendizagem, Ensino de Química

Resumo

Esse trabalho objetivou analisar o impacto de uma metodologia de aprendizagem em grupos colaborativos, baseada no POGIL, utilizada na disciplina Cálculos Básicos de Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. A pesquisa de cunho qualitativo com aspectos quantitativos discute dados referentes a três semestres letivos, a partir de relatos de ex-alunos, do professor regente e de uma monitora. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário tipo Likert e um roteiro das entrevistas. As perguntas foram discutidas e os itens da escala organizados em categorias. A metodologia de aprendizagem em grupos colaborativos teve boa aceitação entre os estudantes. O professor e a monitora enxergam essa metodologia como inovadora e com potencial para mudar a atitude dos alunos com relação ao estudo e às disciplinas de forma geral. O método contribuiu para o desenvolvimento de habilidades que transcendem a sala de aula, como: melhora das relações interpessoais; desenvolvimento de senso crítico; maior aceitação de perspectivas dos colegas; maior motivação entre os estudantes e melhora na qualidade do aprendizado. A conexão entre monitor e professor precisa ser melhorada para ampliar a compreensão daquele acerca da metodologia e, assim, preservar mais a ação colaborativa do grupo.

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Biografia do Autor

Patricia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília (UnB)

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Leandro Inácio de Souza , Universidade de Brasília (UnB)

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Roberto Ribeiro da Silva , Universidade de Brasília (UnB)

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Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Fernandes Lootens Machado, P., Inácio de Souza , L., & Ribeiro da Silva , R. (2024). Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 234–261. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química