Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651Palavras-chave:
POGIL, Processo ensino-aprendizagem, Ensino de QuímicaResumo
Esse trabalho objetivou analisar o impacto de uma metodologia de aprendizagem em grupos colaborativos, baseada no POGIL, utilizada na disciplina Cálculos Básicos de Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília. A pesquisa de cunho qualitativo com aspectos quantitativos discute dados referentes a três semestres letivos, a partir de relatos de ex-alunos, do professor regente e de uma monitora. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário tipo Likert e um roteiro das entrevistas. As perguntas foram discutidas e os itens da escala organizados em categorias. A metodologia de aprendizagem em grupos colaborativos teve boa aceitação entre os estudantes. O professor e a monitora enxergam essa metodologia como inovadora e com potencial para mudar a atitude dos alunos com relação ao estudo e às disciplinas de forma geral. O método contribuiu para o desenvolvimento de habilidades que transcendem a sala de aula, como: melhora das relações interpessoais; desenvolvimento de senso crítico; maior aceitação de perspectivas dos colegas; maior motivação entre os estudantes e melhora na qualidade do aprendizado. A conexão entre monitor e professor precisa ser melhorada para ampliar a compreensão daquele acerca da metodologia e, assim, preservar mais a ação colaborativa do grupo.Downloads
Referências
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