Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788

Palavras-chave:

Reação Redox., PNLD, Análise Temática

Resumo

O livro didático é um dos recursos didáticos mais presentes na escolarização básica brasileira, podendo auxiliar no ensino dos conceitos químicos complexos, como o de reações redox. Por outro lado, a apresentação do conteúdo nos livros pode também, ocasionar dificuldades na compreensão dos conceitos. Dessa forma, neste trabalho apresenta-se, inicialmente, um mapeamento das principais dificuldades de aprendizagem relatadas na literatura sobre o conteúdo redox. Na sequência analisou-se o modo como o conteúdo de oxirredução é abordado em livros de Ciências e Química da educação básica brasileira, utilizando-se a Análise Temática. Por fim, busca-se identificar possíveis relações da abordagem nos livros e as dificuldades de aprendizagem relatadas na literatura para esse conteúdo. Foram analisadas no total 27 coleções referentes a seis editais do PNLD de 2015 a 2021, totalizando 114 livros didáticos.A análise revelou que o modo como esse conteúdo é apresentado pode ter influência em algumas das dificuldades relatadas.

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Biografia do Autor

Anike Arnaud, Universidade de São Paulo (USP)

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Carmen Fernandez, Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Arnaud, A., & Fernandez, C. (2024). Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 280–302. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química