A Utilização do Jogo SeparaMix na Abordagem do Conceito de Separação de Misturas e o Desenvolvimento da Autonomia Argumentativa
Palavras-chave:
Jogo, Ensino de Química, Estágios de Desenvolvimento CognitivoResumo
O uso de jogos no ensino de química tem sido uma metodologia utilizada nos últimos anos por proporcionar prazer e divertimento aliados à aprendizagem. Jean Piaget trabalhou com jogos em seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, e propôs quatro estágios de desenvolvimento. Dessa forma, o presente artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado, que tem como objetivo utilizar o jogo Separa-Mix, que envolve conceitos de separação de misturas, como instrumento para análise e identificação das possíveis alterações das idades dos estágios cognitivos a partir da perspectiva piagetiana. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação com intervenção planejada na sala de aula e coleta de dados por meio de gravações transcritas para análise. Este trabalho abordará os resultados referentes a aplicação realizada no 9º ano e discutirá a categoria de análise denominada como Autonomia Argumentativa, que possui como fundamento a liberdade relacionada à ação de jogar no momento da aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Ionashiro, J. R. de M., & Mesquita, N. A. da S. (2019). A Utilização do Jogo SeparaMix na Abordagem do Conceito de Separação de Misturas e o Desenvolvimento da Autonomia Argumentativa. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 71–86. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2301
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.