A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196Palavras-chave:
PIBID, Tríades FormativasResumo
O artigo objetiva investigar ações no PIBID e as inter-relações na tríade formativa dentro de um projeto: o Museu Itinerante de Química voltado à Alfabetização Científica na formação inicial docente em química. Para viabilizar a concretização do objetivo, construímos de forma coletiva o MIQ para apresentar a química alinhada à história da ciência e ao cotidiano, apoiado em princípios da Alfabetização Científica de Shen. Com metodologia qualitativa, organizamos o projeto em etapas: (1) Apresentação sobre Alfabetização Científica e estudo dos referenciais teóricos sobre a temática; (2) Planejamento e construção do MIQ e as exposições nas escolas; (3) Contribuições do projeto para a formação dos participantes, destacando as ações da tríade formativa. A realização do projeto culminou na riqueza de experiências na tríade formativa na formação inicial docente em química e a inter-relação da vivência dos sujeitos-autores. Por meio da tríade, discutimos as visões simplistas do processo de ensino de ciências; a importância de saber planejar, desenvolver e avaliar atividades ligadas ao Ensino de Química voltadas para a Alfabetização Científica, que possibilitou aos licenciandos e professores ressignificar suas concepções sobre a temática, direcionando ações do projeto para a investigação pautada em reflexões e ações que articularam teoria e prática publicada em trabalhos científicos. Assim, o artigo defende a inserção de atividades voltadas à Alfabetização Científica na formação dos futuros professores de química para viabilizar a ampliação destas práticas na Educação Básica.Downloads
Referências
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