A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID

Autores

  • Francisca das Chagas Alves Silva Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Maria Mozarina Beserra Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Silvany Bastos Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196

Palavras-chave:

PIBID, Tríades Formativas

Resumo

O artigo objetiva investigar ações no PIBID e as inter-relações na tríade formativa dentro de um projeto: o Museu Itinerante de Química voltado à Alfabetização Científica na formação inicial docente em química. Para viabilizar a concretização do objetivo, construímos de forma coletiva o MIQ para apresentar a química alinhada à história da ciência e ao cotidiano, apoiado em princípios da Alfabetização Científica de Shen. Com metodologia qualitativa, organizamos o projeto em etapas: (1) Apresentação sobre Alfabetização Científica e estudo dos referenciais teóricos sobre a temática; (2) Planejamento e construção do MIQ e as exposições nas escolas; (3) Contribuições do projeto para a formação dos participantes, destacando as ações da tríade formativa. A realização do projeto culminou na riqueza de experiências na tríade formativa na formação inicial docente em química e a inter-relação da vivência dos sujeitos-autores. Por meio da tríade, discutimos as visões simplistas do processo de ensino de ciências; a importância de saber planejar, desenvolver e avaliar atividades ligadas ao Ensino de Química voltadas para a Alfabetização Científica, que possibilitou aos licenciandos e professores ressignificar suas concepções sobre a temática, direcionando ações do projeto para a investigação pautada em reflexões e ações que articularam teoria e prática publicada em trabalhos científicos. Assim, o artigo defende a inserção de atividades voltadas à Alfabetização Científica na formação dos futuros professores de química para viabilizar a ampliação destas práticas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil (2007). Portaria normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União: seção 1. Recuperado de: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf

Brasil (1996). Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília.

Brasil (2002). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 8, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Brasília.

Brasil (2013). Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos. Brasília, DF, 2013. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília.

Briccia, Viviane (2021). Pensando a formação de Professores para os anos iniciais: o que diz nossa experiência. In: Milaré, Thatiane et al. Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas, (1. Ed., pp. 19 - 45). Livraria da Física.

CAPES – DEB (2013). Relatório de Gestão PIBID 2009 – 2013. Brasília. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB.

Cerati, Tania Maria, & Marandino, Martha (2013). Alfabetização Científica e exposições de Museus de Ciências. IX Congresso Internacional sobre Investigacion em Didáctica de las Ciências, Girona, 771-775)

Chassot, Attico (2018). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: Ed. Unijuí.

Demo, Pedro (2010). Educação e alfabetização científica. Campinas: Papirus.

Eurydice, O. (2012). Ensino das Ciências na Europa: Políticas Nacionais, Práticas e Investigação. Bruxelas: Eurydice.

Freire, Paulo (1980). Conscientização – Teoria e Prática da Libertação, Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. Trad.Kátia de Mello e Silva, 3. ed. São Paulo: Moraes.

Hurd, Paul de Hart (1998) Scientific Literacy: New Minds for a Changing World. Science

Education, 82(3), 407-416.

Lorenzetti, Leonir (2000). Alfabetização Científica nas Séries Iniciais. (Dissertação de Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina.

Lorenzetti, Leonir, & Delizoicov, Demétrio (2001). Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, 3(1), 45-61. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf&lang=pt

Lorenzetti, Leonir (2021). Iniciação Científica e a promoção da Alfabetização Científica. In: Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro, Marques, José Francisco Zavaglia, & Rodrigues-Moura, Sebastião (Org). Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica [recurso eletrônico]: abordagens, teorias e práticas, 37 - 52.

Lorenzetti, Leonir (2021). A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In: Milaré, Thatiane et al. Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas, Livraria da Física, 47 - 72.

Lüdke, Menga, & André, Marli E. D. A. (2013). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU.

Maldaner, Otavio Aloisio (2013). A formação Inicial e Continuada de Professores de Química. 4.ed. Ijuí, Unijuí.

Marandino, Martha (2005). A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, 12, 161-81.

Mesquita, Joyce Melo. (2015). O PIBID e o papel das tríades formativas na formação inicial e continuada de professores de ciências: a formação de professores de química em questão. (Dissertação de Mestrado), Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará). Recuperado de: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12988

Minayo, M. (2020). Pesquisa social qualitativa para compreensão da Covid-19. Enfermagem em Foco, 11(3).

Milaré, Thatiane, & Richetti, Graziela Piccoli (2021). História e compreensões da Alfabetização Científica e Tecnológica. In: Milaré, Thatiane et al. Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas, Livraria da Física, 19 - 45).

Moraes, Roque, & Galiazzi, Maria do Carmo (2000). Investigando significados de um intercâmbio entre universidade e escola: olhar dos alunos da universidade. Caderno Pedagógico, 3, 65-87.

Moreira, Marco A. (2011). Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física.

Moraes, Roque, Ramos, Maurivan Guntzel, & Galiazzi, Maria do Carmo (2012). Aprender Química: Promovendo excursões em Discursos da Química. In: Zanon, Lenir Basso, & Maldaner, Otavio Aloisio, Editora Unijuí, 191 - 209).

Santos Junior, João Batista, Leite, Cristiana Brasílio, & Moraes, Gustavo Henrique (2022). Um Estudo das Percepções de Licenciandos em Química sobre o Estágio Supervisionado e o PIBID. Debates em Ensino de Química, 8(1), 88–100. Recuperado de: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3807

Santos, Wildson Luiz Pereira (2006) Letramento em Química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, 29(3), 611-620.

Sasseron, Lúcia Helena (2008). Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. (Tese de Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de: https://repositorio.usp.br/item/002263232

Sasseron, Lúcia Helena & Carvalho, Anna Maria Pessoa (2008). Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigação em Ensino de Ciências, 13(3), 333-352.

Sasseron, Lúcia Helena, & Carvalho, Anna Maria Pessoa (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.

Shen, B. S. P. (1975). Science Literacy. American Scientist, 63,265-268.

Schnetzler, Roseli Pacheco (2020). Uma história de formação na formação de professores de Química. Ijuí: Unijuí.

Silva, Francisca das Chagas Alves (2015). A alfabetização científica na formação inicial dos professores de química: contribuições do Museu Itinerante de Química no Instituto Federal do Piauí - IFPI/PICOS. (Dissertação de Mestrado), Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará. Recuperado de: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16384

Silva, Francisca das Chagas Alves, Almeida, Maria Mozarina Bezerra, & Santiago, Silvani (2016). Museu Itinerante de Química (MIQ): Experiência Como Foco para Discussões Sobre Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI-PICOS). Conexões - Ciência e Tecnologia, 9(4), 105-114.

Teixeira, Rayla Rocha (2017). As percepções dos supervisores e pibidianos sobre a alfabetização científica através do museu itinerante de química (MIQ). Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal do Piauí.

Zanon, Lenir Basso (2003). Interações de Licenciandos, Formadores e Professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos Triádicos na Licenciatura de Química. (Tese de Doutorado), Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba. Recuperado de: https://www.btdeq.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/interacoes-de-licenciadas-formadores-e-professores-na-elaboracao-conceitual-de-pratica-docente-modulos-triadicos-na-licenciatura-de-quimica

Zeichner, Keneth (2010). Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, 35(3), 479-504.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Silva, F. das C. A., Mesquita, N. A. da S., Almeida, M. M. B., & Santiago, S. B. (2023). A Alfabetização Científica na Formação Inicial Docente em Química e as Contribuições do PIBID. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 206–226. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5196